Topo

Palmeiras inicia sequência decisiva no BR para manter embalo e discurso

Felipão tem priorizado mata-matas, mas diz que time briga também no Brasileiro - Cesar Greco/Agência Palmeiras
Felipão tem priorizado mata-matas, mas diz que time briga também no Brasileiro Imagem: Cesar Greco/Agência Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

19/08/2018 04h00

O Palmeiras começa neste domingo (19) uma sequência de três jogos no Campeonato Brasileiro que será decisiva para manter o discurso de que a equipe está viva em três competições na temporada. Diante do Vitória, fora de casa, o alviverde deve poupar titulares, mas tem a missão de não perder o embalo do excelente início de Luiz Felipe Scolari no comando e ainda evitar que os primeiros colocados abram uma distância muito grande no final do primeiro turno.

Atualmente, o time de Felipão tem 30 pontos, oito a menos que o líder São Paulo, que também joga neste domingo. A distância para a ponta tem feito com que o treinador priorize os mata-matas da Copa do Brasil e da Libertadores, escalando muitos reservas no Brasileiro. Ainda assim, Scolari tem repetido que o Palmeiras não pode abandonar nenhum torneio e tem elenco para brigar em três frentes.

Para que essa linha se mantenha, porém, será fundamental conseguir bons resultados nas próximas rodadas. Depois do Vitória, o alviverde abre o segundo turno contra o Botafogo, no Allianz Parque, na quarta (22), e depois visita o Internacional no domingo (26). A tendência, como Felipão já sinalizou, é que haja um rodízio de jogadores nessas partidas, sempre de olho no jogo de volta contra o Cerro Porteño pelas oitavas de final da Libertadores, que acontece em 30 de agosto, uma quinta-feira.

Fazendo valer o discurso de seu treinador, o Palmeiras tem conseguido bons resultados com times mistos ou reservas desde o primeiro semestre, quando Roger Machado construiu a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores poupando os titulares nos dois últimos jogos. Para enfrentar o Vitória, Felipão vai poupar de novo e indicou que no máximo cinco titulares devem sair jogando.

O treinador palmeirense fechou a última atividade antes da viagem a Salvador e não revelou a escalação. Um time possível tem Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Victor Luís; Thiago Santos, Bruno Henrique e Lucas Lima; Hyoran, Willian e Deyverson. O único desfalque certo é Gustavo Scarpa, que não se recuperou de uma inflamação no calcanhar que o tirou dos treinos da semana.

Do outro lado, o Vitória precisa ganhar para escapar da zona do rebaixamento. O time baiano, que tem apenas 19 pontos e está na 17ª colocação, deve ir a campo com Ronaldo; Jeferson, Aderllan, Ruan Renato e Benítez; Ramon e Rodrigo Andrade; Yago, Neilton e Lucas Fernandes (Wallyson); Walter Bou.