Ceará joga melhor, vence mais uma e empurra Corinthians ladeira abaixo

Do UOL, em São Paulo

O Ceará confirmou, nesta quarta-feira (5) no Castelão, que vive momento melhor que o Corinthians no Brasileirão. Com mais futebol e até certa autoridade em alguns momentos, o time dirigido por Lisca ganhou por 2 a 1 e empurrou o irregular time corintiano ladeira abaixo. O goleiro Éverson, com um belo gol de falta, foi o personagem da noite e foi seguido por Calyson. O experiente Roger descontou para os visitantes. Após o jogo, Osmar Loss deixou o comando técnico e voltou a ser auxiliar. 

O objetivo de se aproximar da Copa Libertadores parece difícil para o Corinthians, que segue em oitavo com 30 pontos, mas cada vez mais longe dos primeiros seis colocados e com cada vez mais perseguidores por perto, caso do Bahia, que venceu. O Ceará, que venceu o Flamengo no domingo, segue em evolução e vai a 23 - pode acabar a rodada em 18º lugar. 

O resultado reforça a queda de desempenho do Corinthians, que não consegue repetir vitórias na competição. Nos últimos sete jogos, só conseguiu passar pelo lanterna Paraná Clube, dentro de casa, com um tímido 1 a 0, e também foi eliminado da Libertadores. 

O melhor: Éverson

Stephan Eilert/AGIF


Se destacou no gol marcado, claro. Mas também por uma defesa milagrosa no início do segundo tempo, o que manteve o Ceará em vantagem.

O pior: Douglas

Em dia de atuação apática de toda a equipe corintiana, o volante se sobressaiu negativamente. Mal na criação, não deu combate e ainda levou amarelo por desentendimento.

Ceará pressiona de cara e conquista vitória por merecimento

A equipe da casa teve mais organização, mais trocas de passe e melhor estratégia. O Ceará pressionou no início, com finalizações perigosas de Quixadá, Tiago Alves e principalmente Calyson, até que Éverson fez seu belo gol de falta, em erro também de Walter, com apenas 18 minutos. O time dirigido por Lisca seguiu melhor no restante da primeira etapa, com controle das ações que o Corinthians tentava realizar.

Corinthians volta melhor, mas Ceará mata o jogo contra defesa apática

Homem das jogadas individuais de mais qualidade no Ceará, Leandro Carvalho passou como quis por Mantuan, tocou para o meio da área e, após Léo Santos hesitar, Calyson venceu Danilo Avelar e só empurrou para as redes. O lance, aos 11min da etapa final, praticamente matou o jogo quando o Corinthians esboçava uma reação. Na rápida jogada do time de Lisca, também se evidenciou a passividade dos defensores corintianos.

Roger ainda diminuiu, mas Corinthians não conseguiu empate

Stephan Eilert/AGIF

Loss tornou o Corinthians muito ofensivo, inicialmente com Mateus Vital na vaga de Douglas. Com dois gols à frente, o Ceará preferiu esperar o rival, que conseguiu achar espaços a partir de Jadson. Em bonita metida de bola. o camisa 10 deixou Roger na cara do gol, e o centroavante venceu Éverson. As entradas de Araos e Mateus Matias empurraram os corintianos, que não tiveram força e qualidade para criar muitas chances e empatar. 

O Ceará pós-Copa é sexto colocado do Brasileirão

Marcado pela lanterna em boa parte do primeiro turno, o Ceará reage com vitórias marcantes desde o Mundial. Se contasse só o desempenho desde a volta do Brasileiro, o time de Lisca estaria em sexto lugar, com cinco vitórias e três empates em dez jogos. Bom, de qualquer forma, é reagir. Os pontos somados contra o Corinthians podem fazer subir para a antepenúltima posição do Brasileiro.

Corinthians ganha pressão extra antes de jogos gigantes

Stephan Eilert/AGIF

Depois de usar reservas no fim de semana, o Corinthians apostava em uma vitória sobre o Ceará para ganhar corpo para a próxima semana, que promete ser dura. No domingo, há dérbi contra o Palmeiras no Allianz Parque. Três dias depois, visita ao Flamengo, no Maracanã, pela semifinal da Copa do Brasil. A pressão cresce sobre Loss.

FICHA TÉCNICA

CEARÁ 2 x 1 CORINTHIANS

Data/hora: 05/09/2018, às 20h (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Auxiliares: Bruno Boschilia e Luciano Raggenbaum (ambos PR)
Cartões amarelos: Felipe Jonatan, Richardson, Leandro Carvalho, Éverson, Henrique, Douglas
Gols: Éverson, aos 18min do primeiro tempo, Calyson aos 11min e Roger aos 26min do segundo tempo

Ceará
Everson; Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio e Felipe Jonatan; Edinho, e Richardson; Calyson, Leandro Carvalho (Robinho) e Juninho Quixadá (Felipe Azevedo); Arthur Cabral (Eduardo Brock).
Treinador: Lisca. 

Corinthians
Walter; Mantuan, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf (Araos) e Douglas (Mateus Vital); Pedrinho, Jadson (Mateus Matias) e Romero; Roger. 
Treinador: Osmar Loss. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos