Topo

Odair explica saída de Damião no Inter e volta a pedir uso do VAR

Técnico Odair Hellmann comanda o Internacional em partida do Brasileirão - Thiago Ribeiro/AGIF
Técnico Odair Hellmann comanda o Internacional em partida do Brasileirão Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

04/11/2018 22h07

Odair Hellmann explicou a substituição de Leandro Damião na vitória do Inter por 2 a 1 sobre o Atlético-PR, neste domingo (04). Segundo o treinador, era hora de tentar outra alternativa para furar o bloqueio do adversário, que vencia. Vaiado quando da troca, o técnico disse entender o protesto. E ainda voltou a falar sobre o uso do VAR no Brasileirão.

"Estava tudo dentro do previsto. O Damião está voltando de lesão, e, com 15 minutos, eu também gostaria de seguir com uma referência, um jogador de definição ali, mas até aquele momento isso não surtia efeito no jogo. Estava dentro do tempo programado para ele (Damião). E na minha visão, não estava surtindo efeito a jogada de cruzamento. Tentei colocar um jogador para termos aproximação pelos lados, triangulação e um cruzamento diferente. Coloquei jogadores leves, de drible, com intenção de quebrar as linhas e fazer esta aproximação. Numa tabela, num lance de cruzamento baixo como aconteceu, conseguimos o gol, e conseguimos. A gente precisa tomar decisões, e eu faço isso. É necessário, numa fração de segundos. Eu faria tudo novamente", afirmou o técnico.

Quando sacou Damião, Odair Hellmann ouviu vaias. A torcida não gostou de ver o centroavante sair para entrada de Wellington Silva quando o time perdia. E o jogador que entrou participou dos dois gols da virada, dando assistência para o primeiro e ainda cruzando para Rossi sofrer o pênalti no segundo.

Siga o UOL Esporte no

"Qualquer atitude do torcedor que não seja agressão física é soberana", afirmou o técnico. "Já fui aplaudido, vaiado, agradeço o torcedor sempre pelo apoio que tem nos dado. Que me vaiem e não vaiem os jogadores, eu estou fora e eles precisam de apoio, de incentivo. Isso é assim. Hoje o momento é bom, levar vaia em segundo, com 61 pontos... Mas está tudo certo, seguimos fortes, juntos", completou.

Inter volta a falar sobre VAR

Com pênalti polêmico a favor nos acréscimos do jogo, o Inter não mudou discurso sobre o árbitro de vídeo. Seguindo o que fez quando se sentiu prejudicado, o Colodado falou no uso da tecnologia para auxiliar a arbitragem.

"Sou muito sincero, falei com o Rossi e ele me disse que senti encostarem nele, o empurrão. Mas vai dentro daquilo que posso olhar com calma e ver que não foi pênalti. Por isso, precisamos do VAR. É o Inter que está tomando esta iniciativa. É o que eu disse. Talvez foi contra nós, e pode ser a favor também. Temos que buscar ferramentas para colaborar e minimizar isso para as arbitragens. Falei exatamente isso quando fomos derrotados. Se não foi pênalti, o Atlético-PR tem toda razão em reclamar. Só que temos que passar deste ponto, subir um degrau. Senão é só reclamar por reclamar. Se o VAR nos der acerto de 70%, já valeu. Não vai ser o fim dos erros, mas vai ajudar", afirmou Odair. "Eu perguntei para o Rossi, porque vi ele entrando em velocidade, um braço, não sei se com força suficiente para ele cair, se foi ou não. Se não foi pênalti? Hoje foi a vez do Atlético-PR. Temos é que buscar evolução", completou.

Com 61 pontos, o Internacional é vice-líder do Brasileirão. No próximo fim de semana encara o Ceará fora de casa.