Topo

CBF nega pedido do Inter, mas promete estudar VAR para Brasileiro de 2019

Internacional tentou implantação do VAR nas rodadas finais do Brasileiro, e foi negado - Luciano Belford/AGIF
Internacional tentou implantação do VAR nas rodadas finais do Brasileiro, e foi negado Imagem: Luciano Belford/AGIF

Do UOL, em Porto Alegre

06/11/2018 16h07

Após reunião na sede da CBF nesta terça-feira (06), a entidade informou que não irá implantar o uso do árbitro de vídeo nas últimas seis rodadas do Brasileiro, conforme pedido do Internacional. Segundo o presidente do clube, Marcelo Medeiros, a entidade se propôs a pensar nisso para o campeonato do ano que vem.

"No entendimento da CBF por uma questão de respeito à regra do campeonato, não se vê como implantar o árbitro de vídeo agora. Mas a CBF recebe a proposta que o Inter capitaneou, com firmação de outros clubes, de estudar para que possa dar um passo em um futuro próximo com a ferramenta", afirmou ao Sportv.

No domingo, após a partida contra o Atlético-PR, o vice de futebol do Inter, Roberto Melo, havia dito que 18 clubes da Série A haviam assinado o documento levado pelo Colorado ao comando do futebol do país. Nesta terça, segundo o presidente, a quantia de apoios caiu para 14 (15 com o Inter).

"Internacional está amparado com mais 14 clubes que, da mesma maneira que nós, pedimos o apoio à arbitragem brasileira, ela está sob muita pressão com uma dezena de imagens. O jogo do campo é diferente do da televisão. Fizemos uma proposta para encontrar soluções e utilizar o VAR nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. A proposta foi muito bem recebida com a promessa de ser estudada, mas a entidade vê dificuldades técnicas na implantação do VAR para todos os jogos das seis rodadas neste momento", disse. "Na verdade foi o seguinte. Após o jogo contra o Vasco, alguns clubes nos procuraram para  dizer que aprovavam a ideia do Inter. Procuramos e conversamos com os 20 clubes, recebemos documentação firmando conosco de 15 clubes. Conversamos com outros tantos, alguns não concordaram, mas a grande maioria se mostra preocupada para trabalhar pelo melhor caminho para a arbitragem brasileira", completou Medeiros.

Antes o único contrário era o Vasco, mas de última hora apoios como Atlético-PR também foram perdidos. E por fim, a CBF rejeitou o pedido imediato alegando falta de estrutura para implantação do VAR.

"Ela (CBF) não vai acatar. Pelo entendimento que tivemos tem duas situações: dificuldades técnicas e respeito à reunião da comissão técnica, que é o órgão soberano que decide isso no início da temporada", finalizou o presidente do Internacional.