Topo

Palmeiras vence Flu, completa um turno invicto e pode ser campeão domingo

Siga o UOL Esporte no

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

14/11/2018 23h37

O Palmeiras venceu o Fluminense por 3 a 0 na noite desta quarta-feira (14) no Allianz Parque, chegou a um turno inteiro de invencibilidade e pode confirmar o seu 10º título do Campeonato Brasileiro já no próximo domingo (18). Com gols de Borja, Felipe Melo e Luan, a equipe de Felipão chegou aos 70 pontos, abrindo oito de vantagem para o vice-líder Internacional.

Para ser campeão no domingo, contra o Paraná, em Londrina, o Alviverde precisa vencer o jogo e ainda depende de uma série de combinações de resultados. A tarefa do "secador" começa nesta quinta-feira (15), quando jogam os concorrentes diretos pela taça.

Para o título se confirmar, o Inter (62 pontos) pode fazer no máximo dois pontos nos próximos dois jogos. Nesta quinta, o time gaúcho encara o América-MG; no domingo, desafia o Botafogo. Se vencer qualquer uma dessas partidas, o Colorado mantém o campeonato vivo.

Além disso, se o Palmeiras confirmar a vitória sobre o Paraná, o Flamengo (60 pontos) e o Grêmio (58) só se seguram na briga caso ambos vençam seus dois próximos encontros. O time carioca joga contra Santos (quinta) e Sport (domingo), enquanto os gaúchos pegam São Paulo e Chapecoense.

Já o Fluminense, com a derrota, parou nos 41 pontos, quatro acima da zona de rebaixamento. O Tricolor carioca volta a campo na próxima segunda-feira (19), contra o Ceará, no Maracanã.

O melhor: o conjunto

Borja - Ale Cabral/AGIF - Ale Cabral/AGIF
Imagem: Ale Cabral/AGIF

Assim como foi durante todo o Campeonato, o Palmeiras venceu sem ter apenas um destaque individual. O que chamou a atenção foi a força do grupo e a união entre time e torcida na busca pelo deca.

Palmeiras completa turno sem perder e iguala recorde corintiano

Bruno Henrique - Ale Cabral/AGIF - Ale Cabral/AGIF
Imagem: Ale Cabral/AGIF

Com a vitória desta quarta, o Palmeiras chegou a 19 jogos sem perder no Brasileirão. A última derrota foi justamente contra o Fluminense, no Maracanã, no primeiro turno. O número ainda significa a maior sequência invicta da história do Brasileirão por pontos corridos, igualando o Corinthians de 2017. Para assumir a liderança isolada neste quesito, basta vencer ou empatar com o Paraná no domingo.

Borja quebra jejum e abre o placar

O Palmeiras dominou os primeiros minutos do jogo, mas não conseguiu ser efetivo. Explorando bastante os lados do gramado, os donos da casa chegavam ao ataque mas não assustavam o goleiro adversário. Aos 41 minutos, em bate rebate após cruzamento, Borja aproveitou a bola quicando e colocou para dentro. Foi o primeiro gol do colombiano no Brasileirão desde 2 de setembro. O Fluminense reclamou de toque de mão de Willian no lance.

Júlio César faz milagre e evita gol palmeirense

O Palmeiras administrou tanto o resultado que ameaçou irritar a sua torcida. Com o 1 a 0 após gol de Borja no primeiro tempo, a equipe segurou o jogo, abusou de bolas longas e quase não incomodou o goleiro Júlio César. Aos 30 minutos do segundo tempo, a equipe alviverde finalmente tirou a sua torcida da cadeira com jogada aérea. Gustavo Scarpa cabeceou e só não comemorou pela excelente defesa do arqueiro adversário.

Felipe Melo amplia a vantagem com golaço

Com o 1 a 0 no placar e controlando todas as ações para evitar riscos no jogo, Felipão resolveu "fechar a casinha" de vez. Aps 35 minutos do segundo tempo, tirou Lucas Lima e colocou Felipe Melo no meio campo. Ao lado de Bruno Henrique e Thiago Santos, ele seria apenas o responsável por não deixar Weverton trabalhar. Com a bola rolando, ele foi muito mais do que isso. O volante aproveitou rebote de bola aérea e acertou um belíssimo chute de primeira para fazer o 2 a 0. O golaço teve direito a comemoração de Pitbull.

Torcida ameaça gritar "é campeão"

Cada vez mais próximo do título, o Palmeiras viu sua torcida ameaçar gritar "é campeão". Logo após o gol de Felipe Melo, os quase 38 mil presentes entoaram um grito já se preparando para o deca: "dá-lhe, dá-lhe Porco, seremos campeões. Mais uma vez!" foi a música escolhida. A festa só aumentou com o gol de Luan, o terceiro do Alviverde na partida. De cabeça, o zagueiro deixou seus torcedores ainda mais felizes.

Scarpa reencontra Flu após acerto na Justiça

Após começar no banco de reservas, Gustavo Scarpa recebeu a chance de Felipão de entrar no segundo tempo. No lugar de Willian, o meio-campista atuou aberto e teve atuação discreta. Na ida, no Maracanã, ele mostrou nítido nervosismo e foi um dos piores em campo. Esta foi a primeira vez que time e jogador se encontraram após o acerto na Justiça.

Gramado melhora, mas ainda apresenta falhas

Gramado Allianz - Danilo Lavieri/UOL - Danilo Lavieri/UOL
Imagem: Danilo Lavieri/UOL

O gramado do Allianz Parque apresentou várias evoluções em relação ao seu estado na véspera da partida. Nesta quarta-feira, o tapete estava quase perfeito em uma metade (a que o Palmeiras defendeu no primeiro tempo), mas teve alguns desníveis no outro lado. Nos ataques alviverdes nos primeiros 45 minutos, a bola quicou além do normal. Na última terça, o Verdão manifestou bastante preocupação com o fato e cogitou mandar seus jogos no Pacaembu caso o problema persistisse.

FICHA TÉCNICA

Palmeiras 3 x 0 Fluminense

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 14/11/2018
Horário: 21h45 (de Brasília)
Público: 37.430
Renda: R$ 2.480.931,96
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil e Helton Nunes (SC)

Gols: Borja, aos 40 minutos do primeiro tempo; Felipe Melo, aos 37, e Luan, aos 44 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Borja, Diogo Barbosa, Thiago Santos, Lucas Lima e Luan, Gustavo Scarpa (Palmeiras); Paulo Ricardo, Richard, Jadson, Digão e Kayke (Fluminense)
Cartão vermelho: Jadson (Fluminense)

Palmeiras: Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Bruno Henrique e Thiago Santos; Willian (Gustavo Scarpa), Lucas Lima (Felipe Melo) e Dudu; Borja. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Fluminense: Júlio César; Igor Julião, Paulo Ricardo, Digão e Ayrton Lucas; Richard e Jadson; Júnior Dutra (Kayke), Sornoza e Cabezas (Everaldo); Luciano (Marcos Júnior). Técnico: Marcelo Oliveira