Topo

Novo status: W. Silva pode ser titular do Inter pela 1ª vez no Brasileiro

Wellington Silva em ação contra o Ceará; jogador vive novo momento no Inter - Ricardo Duarte/Inter
Wellington Silva em ação contra o Ceará; jogador vive novo momento no Inter Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

15/11/2018 04h00

A temporada 2018 foi uma montanha-russa para Wellington Silva. Contratado pelo Internacional no início do ano, estava machucado e ainda abalado por ter perdido uma negociação para o Bordeaux, da França, no ano anterior. Se recuperou, mas não conseguiu ter sequência. Chegou a ser "arquivado", mas correu por fora e termina o ano em novo status. Titular pela primeira vez no Campeonato Brasileiro, ele ganhou a simpatia da torcida e tem boas chances, agora, de ficar.

Com 25 anos, Wellington chorou em sua apresentação ao lembrar do Fluminense, clube que o projetou e agora o emprestou ao Inter. Ele ainda tem mais um ano e meio de contrato com o Tricolor do Rio.

O atacante perdeu a pré-temporada por um problema no púbis e não conseguiu atuar regularmente no Campeonato Gaúcho. Mesmo que ali tenha sido o momento de maior aproveitamento até este fim de ano. Foram seis jogos pelo Estadual, sendo um como titular.

E os meses que seguiram foram duros com o habilidoso meia-atacante. Lesões e desconfortos o acompanharam entre treinos e períodos no departamento médico. Durante o recesso para Copa do Mundo, ele foi testado como titular. Mas não rendeu o esperado no jogo-treino que iniciou e logo foi "arquivado".

Com poucas esperanças de mudança, Wellington tratou de treinar muito. Se recuperou de todos os problemas clínicos, marcou seu primeiro gol pelo Inter na vitória sobre o Atlético-PR, em jogo no qual sofreu mais uma lesão, e focou-se no trabalho.

A recompensa até demorou um pouco, mas veio. A reta final do Brasileirão o fez virar primeira opção para os lados do campo. Ultrapassou Rossi, Juan Alano e até William Pottker na briga por minutos na equipe. Foi utilizado nos últimos cinco compromissos - sua maior série até aqui - e deve ser titular no sexto, nesta quinta (15), contra o América-MG.

Se antes estava praticamente definido que ele não permaneceria, o quadro mudou sensivelmente nos momentos derradeiros do ano. Agora, a direção já começa a ceder ao apelo da torcida que pede a permanência em 2019.

Porém, precisará negociar com o Fluminense, que espera uma compensação financeira para compra e não irá facilitar um novo empréstimo.

Contra o time mineiro, Wellington pode fazer apenas seu segundo jogo como titular, o primeiro no Brasileiro. Após o fim da partida, restarão mais quatro para o jogador comprovar a nova condição em Porto Alegre. 

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X AMÉRICA-MG

Data e hora: 15/11/2018 (Quinta-feira), às 21h (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV e Sportv
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Bruno Raphael Pires (GO)

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Fabiano, Rodrigo Moledo (Emerson Santos), Victor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Patrick, Edenílson, Wellington Silva (Pottker) e Nico López; Leandro Damião.
Técnico: Odair Hellmann

AMÉRICA-MG: João Ricardo; Norberto, Ricardo Silva, Matheus Ferraz e Carlinhos; Leandro Donizete, Zé Ricardo, Gerson Magrão, Ademir e Luan; e Rafael Moura.
Técnico: Givanildo de Oliveira