Topo

Série B - 2019

Barueri vence Ipatinga no jogo de 'desesperados', afunda rival e ainda sonha em se salvar

Do UOL, em Belo Horizonte

09/10/2012 22h52

Em confronto que reuniu os dois piores times da Série B, o Grêmio Barueri venceu o Ipatinga, por 2 a 0, na noite desta terça-feira, na Arena Barueri, abrindo três pontos de vantagem sobre o adversário, agora ainda mais lanterna, e mantendo o sonho, mesmo que distante, de se livrar do rebaixamento. O jogo, tecnicamente muito ruim, ajuda a explicar as péssimas campanhas das duas equipes.

Grêmio Barueri e Ipatinga entraram em campo com campanhas idênticas: 18 pontos obtidos em quatro vitórias e seis empates, além de terem sofrido 18 derrotas cada. Por dever um gol a menos que o time mineiro – menos 30 a menos 31 –, a equipe paulista era a penúltima colocada. O Barueri deixou o gramado, ainda como vice-lanterna, mas com 21 pontos, deixando o clube do Vale do Aço de Minas cada vez mais afundado na última posição.

O Ipatinga, que vinha de empates contra  Ceará (1 a 1) em Fortaleza e Guarani (0 a 0) em casa, voltou a perder. Além disso, completou 10 rodadas sem triunfo, com cinco empates e cinco derrotas. Já o Grêmio Barueri já não perde há três partidas, período em que venceu duas vezes e empatou uma. Pela 30ª rodada, na próxima terça-feira, o Barueri visita o Bragantino, às 19h30, enquanto o Ipatinga recebe o Joinville, às 21h50.

O primeiro tempo começou equilibrado, mas principalmente pela pouca inspiração e criatividade dos dois times. Apesar de ser visitante, o Ipatinga até que começou mais disposto a chegar ao ataque. Mas, quando isso acontecia faltava competência para finalizar e o goleiro Rafael pouco era ameaçado. Do lado do Barueri, a situação era diferente. A equipe anfitriã jogava fechada, tentando encaixar contra-ataques, o que na prática pouco acontecia. Por isso, Helton Leite também quase não trabalhava.

O cenário era desolador. Chutões substituíam os lançamentos e os erros de passe tomavam lugar dos dribles ou do toque de bola. Além disso, as poucas finalizações não tinham direção. Quando os poucos torcedores presentes acreditam que o primeiro tempo terminaria sem gols, a defesa ipatinguense vacilou e o Barueri abriu o marcador.

Magrão, aos 38 min, se antecipou a Helton Leite e aproveitou cruzamento, da direita, para colocar a bola nas redes. “Não houve falta, dividi a bola com ele, que acabou ganhando, isso faz parte, temos que colocar a cabeça no lugar e tentar virar a partida, ou pelo menos empatar nos 45 minutos finais”, afirmou Helton Leite. “A situação dos dois times é desesperadora, infelizmente, graças a Deus a gente conseguiu sair à frente e agora é manter o resultado no 2º tempo para que a gente possa vencer”, disse Magrão.

O Barueri voltou para a etapa final com Thiago Elias no lugar de Roninho e com mais apetite para o ataque do que na fase anterior. O Ipatinga manteve o mesmo ritmo do primeiro tempo, em que foi mais ofensivo que o adversário, mas não melhorou também no quesito criatividade. Apesar de mais movimentado, o jogo seguia sem emoção e com pouca técnica. A exemplo do que aconteceu no tempo anterior, o time da casa fez o segundo gol no final, aos 40 min, por meio de Thiago Elias.

Grêmio Barueri 2 X 0 Ipatinga

Grêmio Barueri
Rafael; Alex Santos, Alex Lima, Anderson Salles e Márcio Pit; Douglas Marques, Alê, Fabinho e Roninho (Thiago Elias); Magrão (Anderson Cavalo) e Marcelinho (Rafael Chorão)
Técnico: Roberto Cavalo

Ipatinga
Helton Leite; Gedeílson (Bachin), Eron, Max e Silvio; Anderson Uchoa, Max Carrasco, Leandro Brasília (Edson) e Bruninho; Léo e Rogélio Ávila
Técnico: Eugênio Souza

Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Data: 9/10/2012 (terça-feira)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Gilberto Stina Pereira
Cartão amarelo: Eron (I)
Gols: Magrão, aos 38 min do primeiro tempo; Thiago Elias, aos 40 min do segundo tempo