Topo

Coritiba revê convicção e demite técnico e direção de futebol após tropeço

Baptista não resistiu ao empate com o Sampaio: com ele, sai a diretoria de futebol - Reprodução/TV Coxa
Baptista não resistiu ao empate com o Sampaio: com ele, sai a diretoria de futebol Imagem: Reprodução/TV Coxa

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

11/08/2018 11h09

O empate em 0 a 0 em casa com o Sampaio Correia custou o cargo de técnico do Coritiba a Eduardo Baptista. O treinador, porém, não foi o único que caiu: Augusto Oliveira e Pereira, diretor e gerente de futebol do clube respectivamente, também foram demitidos após o tropeço, que deixou o Coxa na 10ª posição na Série B após 20 rodadas. Curiosamente, Baptista havia assumido a vaga de Sandro Forner justamente após a derrota na estreia para o mesmo Sampaio Correia, no Maranhão, por 2 a 0.

Em 18 jogos, Baptista teve seis vitórias, oito empates e quatro derrotas, com 21 gols marcados e 18 sofridos. A diretoria de futebol, formada por Oliveira e Pereira, sai após ter experimentado um projeto de colocar jogadores da base no Paranaense – no qual foi vice-campeão – e aos poucos ir montando uma equipe que não caiu no gosto do torcedor. De janeiro para cá, o Coxa contratou 18 jogadores, muitos dos quais indicados por Baptista, que não conseguiu o rendimento esperado. Tcheco, que é o único remanescente do departamento, comandará o time contra o Atlético-GO, no sábado (18) em Goiânia.

A mudança é sinal de que o presidente Samir Namur e os demais componentes do G5 perderam a convicção na manutenção do projeto, que foi demonstrada ao longo da semana, com uma entrevista coletiva convocada para que Oliveira e Pereira justificassem as decisões do departamento de futebol. Na segunda-feira passada, Namur esteve reunido com os pares de direção, que estavam divididos quanto à permanência de Baptista, Oliveira e Pereira.

Paulo Roberto Baggio e Eduardo Bastos de Barros, vice-presidentes, eram contrários à manutenção do modelo já antes do jogo contra o Sampaio Correia. Namur encontrava apoio em Jorge Durão e Aníbal Mesquita Jr. para manterem o projeto. O debate girava em torno da convicção no que foi idealizado pela cúpula, na tentativa de não passar uma imagem de gestão emocional, que toma decisões conforme resultados. Se vencesse o Sampaio, o Coxa estaria no G4 ao menos até o fim da rodada.

Após o empate, a diretoria ficou reunida com os jogadores, a direção de futebol e o agora ex-técnico por cerca de uma hora, enquanto a imprensa aguardava entrevista coletiva, que não aconteceu. Veio apenas o anúncio formal do desligamento dos profissionais do clube, que agora procura remontar o departamento com 18 rodadas para o fim da Série B 2018.