Topo

Contra o Santos, Grêmio defende 100% em estreias da Copa do Brasil há 7 anos

Jogadores do Grêmio querem manter 100% em estreias de Copa do Brasil há 7 anos - Felipe Oliveira / AGIF
Jogadores do Grêmio querem manter 100% em estreias de Copa do Brasil há 7 anos Imagem: Felipe Oliveira / AGIF

Do UOL, em Porto Alegre

20/08/2013 06h00

Dia 16 de fevereiro de 2005. Esta foi a última vez que o Grêmio perdeu uma estreia da Copa do Brasil. Mais do que isso, desde então foram quatro participações só com vitórias na primeira partida. Nesta quarta-feira, o time de Porto Alegre encara o Santos e põe em jogo o 100% de aproveitamento.

A derrota para o Bahia ocorreu na primeira fase do torneio daquele ano. Os gols do Bahia marcados por Guaru e Viola. Pelo Grêmio, Somália foi o autor do gol. O time comandado por Hugo De León venceu o compromisso de volta por 1 a 0 e se classificou graças ao gol qualificado.

Na sequência foram só vitórias. No ano seguinte, 2006, o adversário da primeira fase foi o Piauí e o Grêmio venceu por 2 a 1, gols de Lucas Leiva e Pedro Júnior, fora de casa. Em 2007, o clube gaúcho disputou a Libertadores e ficou fora da Copa.

Em 2008, o primeiro adversário foi o Jaciara, com vitória gremista por 1 a 0. Curiosamente, após a conquista com gol de Tadeu, o técnico Vágner Mancini foi demitido, mesmo invicto no comando do time portoalegrense.

Mais uma vez em 2009 o Grêmio não disputou a Copa do Brasil em função da classificação para Libertadores. Em 2010, o adversário foi o Araguaia-MT e o Grêmio estreou com vitória por 3 a 1, dois gols de Borges e um de Fábio Rochemback. O resultado garantiu classificação imediata e evitou confronto de volta.

Novamente, em 2011, não houve participação na Copa. E no ano passado o oponente de estreia foi o River Plate-SE. Em um jogo que se apresentou complicado, o Grêmio evitou um vexame e virou a partida para 3 a 2, gols de Bertoglio, Kleber e Fernando Belém, contra.

"É outra competição, um jogo de 180 minutos, e temos que jogar com inteligência", disse Renato Gaúcho. "É difícil. São duas competições ao mesmo tempo, mas clubes grandes estão aí para isso. A Copa do Brasil é muito complicada" completou o treinador.

Nesta quarta-feira, a marca de sete anos será posta em jogo contra o Santos, um adversário muito mais complicado do que os enfrentados na primeira fase. Desta vez, mesmo participando da Libertadores, o Grêmio entra nas oitavas de final da competição. O duelo ocorre na Vila Belmiro e começa às 19h30.

GRÊMIO VALORIZA COPA DO BRASIL E RESGATA TRADIÇÃO NA COMPETIÇÃO

Contra o Santos, nesta quarta-feira, a meta é valorizar a competição conquistada quatro vezes