Topo

Espanhol - 2019

Ídolos do Real Madrid se mostram surpreendidos com ida de Casillas para o banco de reservas

Casillas ficou no banco na derrota do Real Madrid para o Málaga - AFP PHOTO / PEDRO ARMESTRE
Casillas ficou no banco na derrota do Real Madrid para o Málaga Imagem: AFP PHOTO / PEDRO ARMESTRE

Do UOL, em São Paulo

23/12/2012 09h33

Foram 10 anos sem ficar no banco em uma partida do campeonato espanhol por questão técnica, mas Iker Casillas relembrou no último sábado como é a sensação de ver seu time perder e não poder ajudar de dentro de campo. A opção de José Mourinho de deixar o capitão do Real Madrid no banco na derrota para o Málaga, por 3 a 2, não surpreendeu apenas aos torcedores e à imprensa, mas também aos companheiros de Casillas e a antigos ídolos do clube merengue.

O lateral-direito Sergio Ramos, por exemplo, declarou que estranhou a situação. “Nos surpreendeu, é o nosso capitão. Mas não é uma decisão nossa e temos que aceita-la”, afirmou. “É uma surpresa porque não é habitual. Iker é o líder no vestiário e peça chave do time. E vai continuar a ser o titular porque é um grande goleiro”, completou.

Jorge Valdano, antigo diretor do clube espanhol, fez comentário em uma rádio espanhola sobre a situação, e aproveitou para falar sobre o poder de Mourinho dentro do Real: “A escalação de Mourinho mostra o poder que ele tem”, afirmou.  “Foi uma exibição de sua força, impor sua decisão a uma lenda do clube. É uma decisão de peso, mas imagino que muito bem pensada”, completou.

Guti, ex-volante do clube, também falou sobre o caso: “Casillas no banco é um golpe ao Real e a uma de sua lendas vivas”, criticou.

Outro lateral-direito da história ecenete do Real Madrid aproveitou para falar sobre a reserva de Casillas. No Twitter, o polêmico Michel Salgado se mostrou surpreso: “Iker no banco. Mais tensão a situação do Real”, escreveu.

Dentro da direção do clube, a palavra coube a Emilio Butragueño, diretor de relações externas, que preferiu afirmar que a direção respeita a decisão de Mourinho. “Ele é o técnico, e nós não entramos em decisões técnicas”, disse.

Quem defendeu a meta merengue foi Adán, que acabou levando três gols na partida. Para José Mourinho, Adán vive melhor fase técnica que Casillas. “Na minha opinião, Adán é melhor do que Casillas no momento. É o técnico que escolhe, e eu decidi isso junto com meus assistentes”, falou o português.

Com a derrota, o Real Madrid viu o Barcelona, com 49 pontos, e o Atlético de Madri, com 40, abrirem ainda mais distância na briga pela liderança. O Real estacionou nos 33 pontos, na terceira colocação, e vê a chance de título ficar praticamente inalcançável.

Já Mourinho declarou que não irá pedir demissão. “Não considero renunciar, não temo pelo meu posto, Não sou uma criança, nem estou há dois dias no futebol. Sei que não se tem memória. Conta o hoje, não o ontem, nem os títulos vencidos ou o trabalho realizado”, disse o treinador.

MOURINHO DEIXA CASILLAS NO BANCO E REAL PERDE DO MÁLAGA

Por opção do polêmico técnico Jose Mourinho, o goleiro Iker Casillas ficou no banco de reservas no duelo deste sábado, contra o Málaga, fora de casa. E sem seu capitão em campo, o Real Madrid não resistiu aos anfitriões e acabou derrotado por 3 a 2, complicando-se ainda mais na disputa do Espanhol. O capitão merengue não iniciava um jogo da Liga das Estrelas no banco de suplentes (por uma decisão técnica) há mais de dez anos – a última vez foi em maio de 2002, em jogo contra o Deportivo.