Topo

Espanhol - 2019

Barcelona vacila e só empata com o Málaga na estreia de Douglas

Do UOL, em São Paulo

24/09/2014 18h48

Douglas, ex-São Paulo, entrou em campo pela primeira vez no Barcelona, e como titular. A esperada estreia do lateral, porém, não mudou a vida do time catalão, que foi mal e só empatou por 0 a 0 com o Málaga fora de casa, perdendo seus primeiros pontos no Campeonato Espanhol.

O pontinho ganho na Andaluzia ainda deixa o Barcelona na liderança do torneio, com 13 pontos. Só que agora o time de Neymar, Messi e companhia tem a companhia do Sevilla, que venceu na rodada e empatou na ponta.

O resultado quebrou uma sequência muito positiva do Barcelona, que vinha de quatro vitórias seguidas no Espanhol, além de uma na Liga dos Campeões. Para Douglas, porém, valeu a oportunidade de finalmente vestir a camisa do novo clube, após Luis Enrique sequer convocar Daniel Alves ou Montoya para o jogo.

Fases do jogo:
O Barcelona, líder absoluto do Campeonato Espanhol com quatro vitórias em quatro jogos, dominou a posse de bola, mas não o jogo. Embora tenha tido o controle das ações, o time catalão não conseguiu em quase nenhum momento vencer a estratégia do Málaga, que entrou disposto a tudo para empatar.

Armado em um esquema 4-3-3, o time da Andaluzia ficou atrás da linha da bola, fechando espaços no meio e só abrindo o campo para os laterais do Barça, que não tiveram qualidade para decidir o jogo pelas pontas.

Neymar e Messi, as maiores armas dos catalães, jogaram muito distantes um do outro, o que não contribuiu em nada com a construção de uma vitória. Pedro, que deveria uni-los, errou mais do que está acostumado e pouco ajudou no ataque. 

No segundo tempo, com o Barcelona impaciente, o Málaga passou a se arriscar mais. Chutes de longe e uma cobrança de falta que parou na trave quase deram ao time a improvável vitória contra os gigantes da Catalunha.

O melhor: Rakitic. Em um time com muita dificuldade para atacar, o croata sobrou no meio-campo, dando consistência defensiva e articulando como podia as jogadas de ataque, cada vez mais firme como titular no badalado time catalão.

O pior: Gramado. Não bastasse a retranca do Malaga, o Barcelona ainda teve de enfrentar o gramado do estádio La Rosaleda. Muita areia e grama solta atrapalharam o ritmo dos catalães, que demoraram a encontrar a força certa para um passe mais apertado e, com isso, desperdiçaram algumas oportunidades.

Para lembrar:
Rodízio:
A entrada de Douglas é um sinal claro do que Luis Enrique pretende para o elenco do Barcelona. Na semana passada, na estreia na Liga dos Campeões, ele trocou nove jogadores da formação que havia entrado em campo no jogo anterior. Nesta quarta, de novo lançou nomes novos ao gramado para dar rodagem ao seu grupo de atletas.

Douglas: O lateral são-paulino foi escalado como titular de forma surpreendente até para a imprensa espanhola, que esperava Montoya na posição. Isolado em seu lado do campo, ele demorou demais quando teve a bola nos pés e por isso não fez diferença na frente. Atrás, mostrou alguma falta de entrosamento e recebeu um amarelo, mas não comprometeu.

Recado aos atacantes: Suárez jogou nesta quarta pelo Barcelona B e já marcou com a camisa do time catalão, ainda que só possa finalmente estrear em outubro. Alerta ligado para Neymar e Pedro, titulares desta quarta, que não agradaram Luis Enrique e foram substituídos simultaneamente no começo do segundo tempo. 

Outros jogos do Espanhol:
Atual campeão e também favorito ao título, o Atlético de Madri venceu o Almería, fora de casa, com um gol do brasileiro Miranda. Com isso, assumiu a terceira colocação no Espanhol. Para completar a rodada, o Sevilla venceu a Real Sociedad; o Rayo Vallecano fez 2 a 1 no Athletic Bilbao; o Granada perdeu do Levante e o Villarreal ficou no 1 a 1 com o Eibar fora de casa.