Topo

Fluminense de Abel Braga tem a melhor defesa do Campeonato Carioca

Divulgação/Flickr/Fluminense
Imagem: Divulgação/Flickr/Fluminense

DO UOL, em São Paulo

13/02/2017 04h00

O Fluminense é o atual melhor time do Campeonato Carioca. Invicto na competição estadual, a equipe comandada por Abel Braga não sofreu gols nos últimos quatro jogos que disputou, uma campanha bem diferente à do fim da temporada de 2015.

Na tarde do último domingo (12), o Tricolor das Laranjeiras confirmou a vaga na semifinal da Taça Guanabara com uma vitória sobre o Bangu por 4 a 0. Com o resultado, o Fluminense chegou aos 12 pontos somados e é o líder do Grupo C.

A defesa de Abel, formada por Julio César; Lucas, Henrique, Nogueira e Léo, é o grande destaque do ano. Em quatro jogos, foram quatro vitórias, com 11 gols marcados e nenhum sofrido.

O novo comandante do Flu focou bastante os treinos na defesa depois de ver o time sofrer dois gols de jogadas aéreas contra o Criciúma, pela Primeira Liga. Desde então, ele priorizou uma melhora no posicionamento da zaga.

As coisas eram bem diferentes no final do Campeonato Brasileiro de 2016, quando o Fluminense era comandado por Levir Culpi, seguido de Marcão. Nas 10 rodadas finais da competição nacional, a agremiação carioca perdeu seis jogos, empatou quatro e sofreu 17 gols.

No campeonato inteiro, o time teve um saldo de gols zerado. Já que levou 45 e marcou os mesmos 45. Tal campanha fez o Fluminense terminar o Brasileirão na 13ª colocação da tabela de classificação, com 50 pontos e 10ª pior defesa.

O rival Flamengo, por exemplo, terminou o torneio nacional no terceiro posto. Sendo que marcou 52 gols e sofreu 35 (dez a menos que o Tricolor).

Abelão foi anunciado como novo técnico do Fluminense em dezembro de 2016.

Na próxima rodada, o time de Abel Braga pode terminar a primeira fase de forma invicta e sem tomar gols quando recebe o Volta Redonda no sábado, 18 de fevereiro, às 17 horas (de Brasília).