Topo

Carioca - 2019

A gente sabe o campeão do Carioca pela arbitragem, diz Juninho Pernambucano

Vinicius Castro/ UOL
Imagem: Vinicius Castro/ UOL

Do UOL, em São Paulo

21/01/2019 13h59

A Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, teve sua primeira rodada neste final de semana. Mas os jogos foram suficientes para incomodar um nome de destaque na história recente do futebol do Rio de Janeiro: Juninho Pernambucano.

Com três passagens pelo Vasco da Gama entre 1995 e o começo de 2014, o ex-meia usou sua conta no Twitter neste domingo (20) para criticar as arbitragens do Carioca. Para ele, o campeão do torneio já foi definido.

Leia também:

"Se você entende o Campeonato Carioca, você entende o Brasil e a política. Nem acho a fórmula ruim - pelo contrário, o torneio precisa mesmo de finais. Mas o campeão a gente já sabe pelas arbitragens", escreveu Juninho.

"Cada ano, a gente já sente o rumo da competição. Uma pena, deveria ser decidida na bola", completou.

Apesar da crítica, Juninho não fez referências diretas a clubes ou árbitros que atuaram na primeira rodada da Taça Guanabara de 2019.

A principal polêmica envolvendo a arbitragem no fim de semana aconteceu na vitória de virada do Flamengo sobre o Bangu por 2 a 1. Aos 12 min do primeiro tempo, quando o Bangu vencia por 1 a 0, o lateral-esquerdo Renê foi à linha de fundo para cruzar a bola - no entanto, segundo imagens da transmissão da Rede Globo, a bola saiu.

A arbitragem não paralisou o jogo, apesar da reclamação do goleiro Jeferson, e Diego recebeu na área para chutar; no entanto, o arremate foi interceptado pelo zagueiro Felipe Dias com a mão. Na cobrança do pênalti, o próprio Diego converteu.