Topo

Jovem de 19 anos volta a jogar no Grêmio após doping e polêmica interna

Do UOL, em Porto Alegre

30/01/2014 11h23

O jovem Felipe Ferreira entrou em campo pela primeira vez em um jogo do profissional na quarta-feira. O jogador substituiu Leandro Canhoto na segunda etapa do duelo contra o Brasil de Pelotas pelo Gauchão. E atuar já significou uma vitória. Um ano depois ser pego no exame antidoping e punido pela CBF, o meia-atacante gremista conseguiu se manter no clube, mesmo com a polêmica surgida a partir do caso.

Além de Felipe, Matheus Oliveira também teve exame positivo para substância methylhexaneamine após a partida contra o Vitória pela Copa do Brasil Sub-20 em 28 de novembro de 2012. A punição, após contraprova, ocorreu somente no início de 2013. Ambos seguem no clube.

Aos 19 anos, após cumprir punição, ele voltou a atuar regularmente na equipe B comandada por Marcelo Mabília, mesmo técnico dele na época do caso.

E doping gerou grande polêmica interna no Grêmio. O clube demitiu o preparador físico da base na época, Diego Mello, reputando a ele a culpa pelo doping dos meninos. Porém, o julgamento da CBF não encontrou relação entre o trabalho do profissional e o caso, absolvendo ele de qualquer responsabilidade.

Felipe fez pouco em campo na quarta-feira, mas foi fundamental no empate em 1 a 1. Aos 25 minutos, lançou Luan dentro da área e o atacante encobriu o goleiro Luiz Muller, do Brasil de Pelotas, empatando o jogo. A assistência mostrou acerto na insistência com ele. Após empréstimo do São Carlos, o Grêmio optou por renovar seu vínculo.

"Tivemos o retorno do Felipe Ferreira após um ano de suspensão. Ele fez uma enfiada para o gol do Luan, que teve calma e foi muito bonito. Se tivéssemos um jogador mais experiente não teríamos passado o sufoco que passamos. Mas foi normal e todos estão de parabéns pelo nível do adversário que enfrentamos", disse o técnico Marcelo Mabília.

O time B do Grêmio pode ainda ser aproveitado no Gauchão, mas não há garantia. Uma reunião na sexta-feira irá definir o futuro. Por enquanto, a determinação é que o time principal assuma a temporada definitivamente no domingo, no duelo com o Juventude.