Topo

Invasão de campo, queda da taça e tributo a Yaya Touré: City festeja título

PHIL NOBLE/REUTERS
Imagem: PHIL NOBLE/REUTERS

Caio Carrieri

Colaboração para o UOL, em Manchester (ING)

06/05/2018 12h20

O Manchester City enfim ergueu, neste domingo (6), a taça de campeão da Premier League, a primeira grande conquista de Pep Guardiola na Inglaterra. O caneco já tinha sido assegurado com quatro rodadas de antecedência, mas a festa aconteceu nesta tarde, após o empate sem gols com o Huddersfield, no Estádio Etihad.

Em um raro dia de sol em Manchester, o clima foi de celebração desde antes de a bola rolar, com faixas, cachecóis e camisetas em referência ao feito do City, que incluiu 18 vitórias seguidas ao longo da campanha. Ainda faltam o duelo com o Brighton, na próxima quarta, novamente em casa, e a partida derradeira contra o Southampton, no dia 13.

Embora o grito de gol tenha ficado entalado na garganta da torcida durante os 90 minutos, bastou o apito final para os torcedores novamente invadirem o gramado. Os jogadores saíram rapidamente para os vestiários, mas o goleiro Ederson, um dos protagonistas da equipe pela apurada técnica com os pés, fez questão de driblar a multidão para entregar a sua camisa a um fã atrás do gol.

Jogadores do Manchester City celebram título da Premier League - PAUL ELLIS/AFP - PAUL ELLIS/AFP
Jogadores do Manchester City celebram título da Premier League
Imagem: PAUL ELLIS/AFP

No meio da aglomeração, um gesto tocante: uma faixa em azul e branco com mensagem de apoio a Sir Alex Ferguson, ex-técnico multicampeão pelo rival Manchester United que foi internado às pressas no último sábado (5) e submetido a um cirurgia de emergência por conta de uma hemorragia cerebral. "Futebol à parte, fique bem, Fergie", estampou o cartaz.

Na sequência, celebração ainda reservou um momento curioso: a queda da taça. Assim que o veterano Yaya Touré foi chamado ao palco, os companheiros o cercaram e iniciam um empurra-empurra em tom de alegria. Na brincadeira com o ídolo que deixará o City ao fim da temporada, após oito anos no clube e três títulos da Premier League entre outras conquistas, os atletas derrubaram a taça, que estava à espera do capitão Vincent Kompany em um pedestal no centro do gramado.

No momento de erguê-la, Kompany compartilhou o momento com Touré, para delírio da torcida. Com as medalhas entregues e o troféu apresentado para os aficionados, os campeões protagonizaram uma guerra de champanhe antes da tradicional volta olímpica.

Enquanto isso, Guardiola observou seus comandados à distância, entre sorrisos e acenos para a galera. Os familiares de Pep e dos atletas entraram no campo e posaram para fotos com os heróis - e a taça, claro.

Para a noite deste domingo ainda está prevista uma festa com elenco, comissão e funcionários do clube. A lista prevê mais de 500 convidados.

No próximo dia 14, os vencedores retomarão o clima de festejos ao desfilarem por Manchester e encontro final com a torcida no centro da cidade.