Topo

Douglas Costa marca, e líder Juventus bate Chievo; C. Ronaldo perde pênalti

Douglas Costa abriu o placar no jogo, no qual astro da Juve decepcionou - Marco Bertorello/AFP
Douglas Costa abriu o placar no jogo, no qual astro da Juve decepcionou Imagem: Marco Bertorello/AFP

Do UOL, em São Paulo

21/01/2019 19h23

De um lado, o líder invicto do campeonato jogando em casa. Do outro, o lanterna. Resultado? Deu a lógica.

Em partida desta segunda-feira (21) pelo Campeonato Italiano 2018/2019, a Juventus jogou em casa diante do Chievo Verona e venceu por 3 a 0. O compromisso encerrou a 20ª rodada do torneio e ficou marcado por um pênalti perdido por Cristiano Ronaldo.

Com o resultado, a equipe de Turim seguiu na liderança tranquila da competição: invicta, a Juve soma 56 pontos, contra 47 do vice-líder Napoli. O Chievo, por sua vez, permaneceu com oito pontos, na última colocação, atrás de Frosinone (10) e Bologna (14). O Empoli, primeiro time fora da zona de rebaixamento, soma 17.

Melhor em campo, Paulo Dybala trabalhou pelo time

Dybala em Juventus x Chievo - Massimo Pinca/Reuters - Massimo Pinca/Reuters
Imagem: Massimo Pinca/Reuters

O camisa 10 da Juventus não marcou, mas sua atuação foi fundamental. No lance do primeiro gol, foi o argentino quem passou para Douglas Costa disparar e marcar. No segundo, Dybala fez toda a jogada e apenas entregou para Emre Can ampliar.

Pior em campo, Mattia Bani quase causou um placar maior

Mattia Bani era um dos três zagueiros da defesa do Chievo, mas acabou tendo o pior desempenho do setor diante da exigência. No segundo gol da Juventus, por exemplo, errou o cerco a Paulo Dybala e saiu atrasado no bote a Emre Can. No segundo tempo, ainda cometeu um pênalti bobo no chute de Douglas Costa.

Douglas Costa era dúvida; entrou e marcou

Douglas Costa comemora gol - Marco BERTORELLO / AFP - Marco BERTORELLO / AFP
Imagem: Marco BERTORELLO / AFP

O técnico Massimiliano Allegri já havia indicado algumas possibilidades para escalar seu time. Embora a tendência fosse de que Douglas Costa e Federico Bernardeschi começassem, havia a possibilidade de um deles ser sacado. Mas a dupla foi mantida, e o brasileiro não decepcionou: de seus pés, saiu o primeiro gol do jogo, graças a uma bela jogada individual no primeiro tempo. No segundo, foi substituído com a missão cumprida.

CR7 bem que tentou, mas Juventus decidiu com outros

Jogando em casa, a Juventus não demorou a abrir o placar: aos 13 min do primeiro tempo, Douglas Costa recebeu no meio-campo, arrancou em velocidade pela direita, limpou a marcação na intermediária e bateu cruzado da esquerda.

Ao longo da primeira etapa, Cristiano Ronaldo se movimentou em busca de gols, mas sem sucesso. Aos 16 minutos, caiu na área após uma dividida com Luca Rossettini, pedindo um pênalti - a arbitragem consultou o VAR, mas mandou o jogo seguir. Mais tarde, aos 22 min, o português recebeu de Paulo Dybala e chutou, acertando as costas de Mattia Bani.

Mas os melhores momentos do camisa 7 estavam por vir. Aos 32 minutos, Cristiano Ronaldo recebeu na esquerda, cortou para o meio e chutou, parando na defesa de Stefano Sorrentino. Depois minutos depois, o português rolou para o chute de Federico Bernardeschi, que desviou na defesa e só não entrou porque o goleiro do Chievo defendeu com o pé.

Quando parecia que o time de Verona conseguiria segurar uma desvantagem mínima antes do intervalo, veio o segundo gol: aos 44 minutos, após bela jogada individual pela direita, Paulo Dybala entrou na área e rolou de lado para Emre Can, que teve tranquilidade para bater no canto e ampliar.

Que dia! Cristiano Ronaldo perde até pênalti

Cristiano Ronaldo perde pênalti - Marco BERTORELLO / AFP - Marco BERTORELLO / AFP
Imagem: Marco BERTORELLO / AFP

No segundo tempo, a Juventus teve um pênalti aos 6 minutos, em chute de Douglas Costa que Mattia Bani desviou com o braço. Na cobrança, porém, Cristiano Ronaldo bateu e Stefano Sorrentino defendeu no canto esquerdo.

Em busca de uma reação do Chievo, o técnico Domenico di Carlo trocou três jogadores nos 20 primeiros minutos do segundo tempo. Aos 26, Luca Rossetini arriscou um chute pela esquerda da entrada da área, mas Mattia Perin caiu no canto e defendeu, em uma das raras oportunidades dos visitantes.

E realmente não era o dia de Cristiano Ronaldo. Aos 28 minutos, Emre Can foi à linha de fundo e cruzou rasteiro pela direita, mas o português mandou para fora. Depois, aos 32, recebeu na esquerda e espanou de novo, sem perigo.

Mas se o português não faz, um companheiro faz. Aos 38 minutos, Federico Bernardeschi cobrou falta pela esquerda e mandou a bola na cabeça de Daniele Rugani, que subiu sozinho para marcar, dando números finais ao jogo.

Milan vence e Paquetá empolga

Também nesta segunda-feira, o Milan visitou o Genoa e venceu por 2 a 0. Lucas Paquetá não marcou, mas empolgou a torcida com um chute na trave e uma carretilha. O time rubro-negro é o quarto colocado, com 34 pontos em 20 jogos. O Genoa tem 20 pontos e é o 14º.

FICHA TÉCNICA
JUVENTUS 3 X 0 CHIEVO

Data:  21 de janeiro de 2019 (segunda-feira)
Hora: 17h30 (horário de Brasília)
Local: Juventus Arena, em Turim (ITA)
Árbitro:  Marco Piccinini (ITA)
Assistentes: Rodolfo di Vuolo (ITA) e Domenico Rocca (ITA)
Gols: Douglas Costa, aos 13 min do 1º T (JUV); Emre Can, aos 44 min do 1º T (JUV); Daniele Rugani, aos 38 min do 2º T (JUV)
Cartões amarelos: Mattia Bani (CHI); Mattia De Sciglio (JUV); Sofian Kiyine (CHI)

JUVENTUS: Mattia Perin; Mattia de Sciglio, Daniele Rugani, Giorgio Chiellini e Alex Sandro (Moise Kean); Emre Can, Blaise Matuidi, Federico Bernadeschi (Leonardo Spinazzola) e Douglas Costa (Rodrigo Bentancur); Paulo Dybala e Cristiano Ronaldo
Técnico: Massimiliano Allegri

CHIEVO: Stefano Sorrentino; Nenad Tomovic, Mattia Bani e Luca Rossettini; Perparim Hetemaj (Emanuel Vignato), Ivan Radovanovic, Fabio Depaoli (Pawel Jaroszynski) e Sofian Kiyine; Sergio Pellissier (Mariusz Stepinski), Emanuele Giaccherini e Riccardo Meggiorini
Técnico: Domenico di Carlo