Topo

Libertadores - 2019

Fla encara Potosí-BOL por vaga na Libertadores, fim da crise e permanência de Luxa

Ronaldinho em ação durante jogo de ida; meia sabe da pressão na partida desta quarta - Alexandre Vidal/ Fla Imagem
Ronaldinho em ação durante jogo de ida; meia sabe da pressão na partida desta quarta Imagem: Alexandre Vidal/ Fla Imagem

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/02/2012 07h30

Após quase um mês de uma preparação conturbada e marcada por uma crise de bastidores, o Flamengo terá, nesta quarta-feira, o jogo mais importante de sua temporada. Por uma vaga na fase de grupos da Libertadores, o rubro-negro encara o Real Potosí, da Bolívia, às 22h, no Engenhão, no duelo de volta da fase classificatória da competição sul-americana.

'VIDA OU MORTE' PARA LUXEMBURGO

  • David Mercado/ REUTERS

    A partida desta quarta pode selar o destino de Luxemburgo no comando do time do Flamengo

A partida representa a oportunidade de findar a crise instalada desde o primeiro dia do ano no clube carioca, além de ser a última chance do técnico Vanderlei Luxemburgo de permanecer no comando do time. Com uma situação que beira o insustentável, só uma boa classificação o livraria de uma demissão que já é dada como certa por pessoas próximas à diretoria do Flamengo.

Mesmo com toda a pressão por um resultado positivo e a consequente classificação, Luxa mostrou tranquilidade para a partida desta quarta. "É claro que a derrota lá em Potosí foi ruim, mas só dependemos da gente aqui para conseguir a vaga. Estou bastante tranquilo e confio nesse grupo. Vamos conseguir um bom resultado", disse o técnico, destacando ainda a importância da partida.

"É uma decisão para nós. É o jogo que vai consolidar essa etapa de preparação, que vai nos fazer alcançar o grande objetivo para este início de ano, que é a vaga na Libertadores. O comprometimento de todos é muito grande para que possamos cumprir o que foi estabelecido", salientou Luxemburgo.

Ciente de que precisa partir para cima jogando em casa, Luxemburgo irá optar por uma formação mais ofensiva nesta quarta. Mesmo sem confirmar, a tendência é que o treinador escale o argentino Bottinelli na vaga de Airton, deixando apenas Willians e Luiz Antônio como homens de marcação no meio campo.

PARTICIPE DO BOLÃO UOL ESPORTE

Após a derrota por 2 a 1 na altitude boliviana, o time do Flamengo precisa de uma vitória simples nesta quarta-feira para avançar à fase de grupos do campeonato. Caso sofra dois ou mais gols, o rubro-negro precisará vencer por dois gols de diferença. Em caso de 2 a 1 para o time carioca, a decisão será nos pênaltis.

Tranquilo após a vitória em casa e ciente de toda a crise que envolve o adversário, o Real Potosí espera aproveitar a pressão sobre o Flamengo para conseguir mais um bom resultado e confirmar a classificação. Sem problemas para escalar o time nesta quarta, o técnico Victor Zwenger poderá contar com o retorno de seu principal jogador, o atacante Yecerotte, que cumpriu suspensão na partida de ida.

FLAMENGO x REAL POTOSÍ

Data e horário: 01/02/2012, às 22h (horário de Brasília)
Local: Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), no Rio de Janeiro
Transmissão: TV Globo (informação divulgada pela emissora)
Árbitro: Víctor Rivera (Peru)
Auxiliares: César Escano (Peru) e Raúl López Cruz (Peru)

Flamengo
Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Júnior César; Willians, Luiz Antônio, Renato Abreu e Bottinelli; Ronaldinho Gaúcho e Deivid
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Real Potosí
Lapczyk; Jiménez, Alarcón, Centurión e Rivero; Sejas, Michelena, Ovando, Yecerotte e Ortiz; Brittes
Técnico: Victor Zwenger