Topo

Libertadores - 2019

"Seria covarde da minha parte pedir para um atleta marcar o Neymar", diz Tite

Tite, técnico do Corinthians, descartou marcação individual em cima da joia santista - Alejandro Pagni/AFP
Tite, técnico do Corinthians, descartou marcação individual em cima da joia santista Imagem: Alejandro Pagni/AFP

Carlos Padeiro

Do UOL, em São Paulo

12/06/2012 17h25

Tite tirou das costas de um único jogador a tarefa de marcar Neymar nos duelos contra o Santos pela semifinal da Copa Libertadores. Segundo o treinador, a responsabilidade será de todo o sistema defensivo, sem marcação individual.

“Seria muito cômodo da minha parte e covarde pedir para um atleta marcar o Neymar, quando a situação é de toda a organização de uma equipe”, comentou o treinador na tarde desta terça-feira, horas antes da viagem à Baixada Santista. O jogo de ida acontece nesta quarta, às 21h50, na Vila Belmiro.

“Não se retira o Neymar de jogar, mas pode se diminuir as ações dele. Não é de um jogador a responsabilidade, seria transferir de uma equipe de trabalho, do técnico, e isso o Corinthians não faz, sob o meu comando não”, acrescentou.

O camisa 11 santista costuma atuar pelo lado esquerdo do ataque. Portanto, aparecerá com frequência no setor onde joga Alessandro.

O lateral direito de 33 anos terá a ajuda dos volantes (Paulinho costuma atuar pela direita da defesa) e dos homens de frente. Os pontas têm a obrigação de voltar para marcar. Normalmente é Danilo quem se posiciona pelo lado direito do ataque.

Além disso, os zagueiros farão a cobertura nas costas de Alessandro. Chicão é o beque pelo lado direito.