Topo

Libertadores - 2019

Conmebol determina fechamento do setor da avalanche na Arena e ameaça com interdição

Conmebol irá fechar a Arena por dois anos no caso de novos problemas no setor - Lucas Uebel/Preview.com
Conmebol irá fechar a Arena por dois anos no caso de novos problemas no setor Imagem: Lucas Uebel/Preview.com

Do UOL, em Porto Alegre *

12/02/2013 11h55

A Conmebol divulgou no site oficial na manhã desta terça-feira que o Tribunal de Disciplina da instituição decidiu que o setor norte da Arena do Grêmio, onde ocorria a avalanche, deverá ficar fechado na partida contra o Huachipato, na próxima quinta-feira. No mesmo comunicado, o órgão máximo do futebol na América do Sul adverte o clube que se ocorrer algum problema no local nos dois próximos anos, o estádio será interditado automaticamente.

Além das duas decisões, o tricolor gaúcho terá que pagar uma multa de 35 mil dólares a Conmebol pelo ocorrido no dia 30, na partida contra a LDU, na Arena. Na ocasião, aos torcedores fazer a avalanche após o gol de Elano, o alambrado cedeu e oito pessoas ficaram feridas. No dia seguinte o Grêmio isolou a área e anunciou estudos técnicos para encontrar uma solução.

A Secretaria de Segurança do Rio Grande do Sul ameaçou interditar o estádio se o setor continuasse funcionando sem a instalação de cadeiras. Após reuniões com o Grêmio, o órgão e o Corpo de Bombeiros liberaram um alvará de funcionamento que dá ao tricolor mais 90 dias para encontrar uma solução definitiva.

O local onde ocorreu a queda de torcedores está sendo isolado e não poderá ser acessado até a instalação de cadeiras. Mesmo assim, o Grêmio e a OAS transferiram para outro setor do estádio, onde já existem assentos instalados, a área conhecida como Geral, mas mantendo o mesmo valor do Ingresso R$ 40. Inclusive, todos os bilhetes para o lugar já foram comercializado para o jogo contra o Huachipato.

A partida contra os chilenos ocorre na próxima quinta-feira, às 19h45. Na tarde desta terça, às 16h30, ocorre o penúltimo treino antes da estreia na fase de grupos da Libertadores. Na oportunidade, Vanderlei Luxemburgo deve fechar a atividade para a imprensa e definir o time titular.

Confira a nota na íntegra (em espanhol)

El Tribunal de Disciplina de la Confederación Sudamericana de Futbol, este lunes 11 de febrero, adoptó una decisión en relación al expediente abierto contra el club Gremio Foot-Ball Porto Alegrense por la avalancha de espectadores ocurrida durante durante el partido entre el local y LDU de Quito, en el marco de la Copa Bridgestone Libertadores 2013, el pasado 30 de enero.   

El incidente ocasionó que algúnos espectadores resultasen heridos levemente, así como la suspensión del encuentro por breve periodo de tiempo.

La determinación obliga a Gremio a cerrar el área del sector norte de su estadio donde ocurrió la avalancha en el próximo partido de este torneo. Además, se inhabilitará su estadio de manera automática en el caso de que se produjera en el mismo cualquier otro incidente de similar naturaleza en los próximos dos años, sin perjuicio de cualquier otra sanción que pudiera corresponder.

Accesoriamente, el club Gremio debe asumir una multa de 35.000 Dólares Americanos.

Luque, Gran Asunción, 11 de febrero de 2013

Dpto. de Prensa Conmebol.

* Atualizado às 12h14