Topo

Libertadores - 2019

Derrota faz chance do São Paulo avançar na Libertadores cair para 45%

Derrota na Argentina deixou o técnico Ney Franco ainda mais pressionado no cargo - EFE/Iván Fernández
Derrota na Argentina deixou o técnico Ney Franco ainda mais pressionado no cargo Imagem: EFE/Iván Fernández

Do UOL, em São Paulo

15/03/2013 06h00

A derrota por 2 a 1 para o Arsenal (ARG) nesta quinta-feira, pela quarta rodada do Grupo 3 da Libertadores, complicou um pouco a situação do São Paulo na competição. Apesar de defender somente de suas forças para avançar às oitavas de final, o time paulista viu as chances de classificação caírem de 76,3% para 45,8%, segundo o site Chance de Gol.

A equipe comandada por Ney Franco soma quatro pontos até aqui, assim como o Arsenal, que conseguiu sua primeira vitória na Libertadores. Os dois times e o The Stronguest disputam a segunda vaga do Grupo 3, já que o Atlético-MG, com 12 pontos, já garantiu a classificação e a liderança da chave. 

"Em termo de pontuação a gente fica dependendo só da gente, mas o desempenho está muito abaixo. Temos que detectar porque isso está acontecendo. Não podemos desistir, o grupo está fechado, unido,  veio mobilizado. Infelizmente a gente não conseguiu a vitória. Cabe a nós reverter a situação e usar como exemplo várias equipes, em determinados momentos", lamentou Ney Franco. 

Os mineiros, aliás, estão rindo à toa. O triunfo sobre o The Stronghest, fora de casa, na última quarta-feira, deixou a equipe liderada por Ronaldinho Gaúcho como a única 100% até aqui na Libertadores. Neste ritmo, o Atlético poderia até mesmo garantir a melhor campanha do torneio já na próxima rodada, quando enfrenta os argentinos, em Belo Horizonte.

Grêmio e Fluminense, ambos no Grupo 8, têm chances altas de avançarem às oitavas de final. Curiosamente, os gaúchos, que estão na segunda colocação, com seis pontos, têm 86,3% de avançar, bem mais do que os cariocas, que lideram com sete pontos e têm "só" 61,3%. 

O Corinthians, que na quarta-feira atropelou o Tijuana por 3 a 0 no Pacaembu, ocupa o segundo lugar do Grupo 5, mas após os resultados desta quinta, tem 99,9% de chance de avançar, segundo o Chance de Gol. A equipe de Tite ainda tem dois jogos para realizar na Libertadores - Millonarios, na Colômbia, e San Jose, no Pacaembu. Tite, aliás, acredita que mais quatro pontos sejam suficientes para garantir a vaga. 

A pior situação, por enquanto, é a do Palmeiras. Em terceiro lugar no Grupo 3, com três pontos conquistados em três jogos, a equipe tem somente 19,8% de chances de conseguir a classificação. O time alviverde, porém, tem um jogo a menos que Libertad e Sporting Cristal, líder e vice-líder, respectivamente, com oito e cinco pontos conquistados. 

Ney testa duas formações diferentes, mas São Paulo perde e entra em crise

  • AFP Photo/Juam Mabromata

    Ney Franco sai da Argentina dentro de sua primeira crise na era à frente do São Paulo. O treinador tentou duas formações táticas diferentes no mesmo jogo, esqueceu seu discurso de coerência que o forçava a escalar o 4-3-2-1, e saiu de Avellaneda com a derrota por 2 a 1. O resultado faz o time do Morumbi ficar em situação complicada na Libertadores e praticamente obriga os tricolores a vencerem na altitude de La Paz.

RIQUELME DECIDE, BOCA DERRUBA INVICTO E SE RECUPERA

  • REUTERS/Andres Stapff

    Tratado por muitos como acabado para o futebol há poucos meses atrás, Juan Román Riquelme foi fundamental nesta quinta-feira para que o Boca Juniors vencesse o até então invicto Nacional, por 1 a 0, em pleno Estádio Centenário, em Montevidéu, pelo grupo 1 da Taça Libertadores.

    Com o time de Buenos a perigo na competição, principalmente depois da derrota para o mesmo rival, também por 1 a 0, em La Bombonera, o camisa 10 teve grande atuação e marcou de pênalti, aos 43 minutos do primeiro tempo.

    Antes disso, em lance polêmico, o árbitro brasileiro Paulo César Oliveira marcou pênalti para o Nacional, e ainda expulsou defensor dos visitantes. A cobrança, no entanto, foi desperdiçada pelo centroavante Iván Alonso.