Topo

Libertadores - 2019

Presidente do Corinthians recebe familiares de presos na Bolívia

Do UOL, em São Paulo

25/04/2013 20h17

O presidente do Corinthians, Mário Gobbi, recebeu, nesta quinta-feira, familiares dos 12 torcedores que estão presos na Bolívia desde 20 de fevereiro. No encontro, segundo o site oficial do clube, explicou as ações que estão sendo tomadas e manifestou solidariedade.

Ainda de acordo com o relato oficial da reunião, Gobbi teria sinalizado total apoio institucional à causa dos familiares. No início deste mês, o presidente do Corinthians reuniu-se em Brasília com Antônio Patriota, ministro das Relações Exteriores, e José Cardozo, ministro da Justiça, para tratar do assunto.

MP DÁ PARECER FAVORÁVEL AO CONTRATO ENTRE CAIXA E CORINTHIANS

  • WILLIAM VOLCOV/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

    O Ministério Público Federal apresentou, no início desta semana, um parecer favorável à manutenção do contrato entre Caixa Econômica Federal e Corinthians, suspenso desde o fim de fevereiro. O documento agora será anexado ao processo que avalia a parceria e deve ser levado em consideração na decisão final.

    O texto do MPF foi assinado pelo procurador regional Waldir Alves, que não concorda com as argumentações de que o contrato de patrocínio é lesivo ao erário ou inconstitucional. Para ele, apesar de ser um ente público, a Caixa pode patrocinar o Corinthians por concorrer no mercado com instituições financeiras privadas. Leia mais aqui.

Um dos resultados da reunião foi a viagem que Cardozo fez à Bolívia há alguns dias. Gobbi relatou aos familiares dos torcedores detidos que um dos avanços no processo foi convencer a Justiça local a enviar ao Brasil o fiscal Alfredo Santos Canaviri, que deve ouvir o depoimento do jovem de 17 anos que diz ser o culpado pela tragédia em Oruro.

Kevin Espada, de 14 anos, morreu ao ser atingido por um sinalizador de navio atirado por corintianos que estavam presentes no estádio. No dia do incidente, 12 torcedores foram presos e seguem encarcerados desde então.