Topo

Vídeo mostra torcedor do Independiente imitando macaco para corintianos

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/04/2018 15h31

Mais um jogo contra sul-americanos, mais uma cena lamentável de racismo envolvendo clubes brasileiros. Depois do Grêmio na Recopa, agora corintianos foram vítimas da má educação de um adversário. Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira mostra um torcedor do Independiente imitando um macaco para os brasileiros presentes em Avellaneda na partida de quarta.

Nas imagens, enquanto a torcida do Corinthians canta na área de visitante do Estádio Libertadores da América, um torcedor do Independiente se direciona para o público rival e imita um macaco. O clube alvinegro, até a publicação desta nota, não se manifestou sobre o assunto.

Em campo, o Corinthians comemorou. O atual campeão brasileiro venceu a partida na Argentina por 1 a 0 e se isolou na liderança do grupo 7 da competição mais importante do calendário futebolístico sul-americano. São sete pontos somados contra três do Independiente, o terceiro colocado na chave.

Lamentavelmente, não é o primeiro caso de racismo de torcedores do Independiente nesta temporada. Na disputa da Recopa contra o Grêmio, argentinos também imitaram macacos para os gaúchos. O clube, com base nas imagens das redes sociais, entrou com uma representação na Conmebol.

O Independiente, aliás, é reincidente neste caso. Na final da Copa Sul-Americana do ano passado, torneio conquistado pelo time argentino, o Rojo acabou multado em R$ 48 mil reais por torcedores se dirigirem de forma racista aos flamenguistas. A diretoria, na época, emitiu um comunicado pedindo desculpas ao Flamengo pelo ato racista do público.