Topo

Vasco busca o empate contra o Racing e ainda respira na Libertadores

Wagner festeja seu gol - Luciano Belford/AGIF
Wagner festeja seu gol Imagem: Luciano Belford/AGIF

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/04/2018 23h23

Em uma noite de muita luta, mas de pouco futebol, o Vasco empatou por 1 a 1 contra o Racing, com gols de Martinez e Wagner, e manteve vivo o sonho de seguir na disputa da Copa Libertadores. Veja os gols da partida.

Após o resultado em São Januário, o Cruz-maltino chegou a dois pontos em sua chave, mas não depende só de si para se classificar. O time precisa vencer seus últimos dois jogos [Cruzeiro e Universidad do Chile], além de torcer para que o Racing não perca pontos nas rodadas derradeiras.

Com um a menos desde boa parte do segundo tempo, o time teve seu esforço reconhecido pela torcida, que aplaudiu após o apito final da partida. Sem jogos no fim de semana, o Vasco ganha um raro fim de semana sem jogos para corrigir erros de olho na continuidade da temporada.

Água fria

Com a corda no pescoço na Libertadores, o Vasco entrou em campo esbanjando disposição em São Januário. Ainda que não tenha faltado transpiração, inspiração não foi o forte dos vascaínos na etapa inicial.

Diante de um adversário bem fechado, os donos da casa tiveram muitas dificuldades para penetrar na zaga rival e abusaram da ligação direita. Com a bola no chão, o Racing não ameaçou muito o rival, mas teve o controle absoluto do jogo.

Quando o Vasco parecia se acertar em campo, Lautaro Martínez aproveitou passe de Centurión, bateu para defesa de Silva, mas completou para gol no rebote. Com a vantagem, o caldeirão de São Januário esfriou, assim como os mandantes, que estiveram longe de criar chances de perigo.

Luta e recompensa

Sem alternativa, o Vasco retornou ao campo disposto a minimizar o prejuízo. Apesar da disposição, o time seguiu esbarrando em suas próprias limitações técnicas. Com a partida sob controle, o Racing seguiu explorando os espaços deixados.

Desta forma, o jogo seguiu de forma parecida ao que foi na etapa inicial. O Vasco tentando chegar ao gol de Musso, enquanto o Racing tratava de tocar a bola e fazer o tempo passar. A tarefa argentina foi facilitada após a expulsão de Desábato, o que abriu ainda mais a defesa cruz-maltina. Nos pés do ex-rubro-negro Donatti, o Racing perdeu ótima chance para ampliar, mas o zagueiro mandou para fora.
Apesar de toda a adversidade, o Vasco não desistiu um só minuto. Aos 35 minutos, o Vasco foi enfim premiado. Rios concluiu, Musso deu rebote e Wagner mandou para a rede. O empate esquentou a temperatura em São Januário, mas o Racing soube esfriar o jogo, ainda que Pikachu quase tenha marcado o gol da virada.
Sem munição

A dificuldade do Vasco em converter suas poucas chances criadas em gols é evidente na Libertadores. Após passar em branco nos três jogos anteriores da fase de grupos, o time marcou seu primeiro gol na fase de grupos.

Presença e confusão

Os torcedores do Racing aproveitaram o bom momento vivido pelo time para prestigiar seu clube do coração. Vestidos a caráter, cerca de 400 apaixonados estiveram em São Januário nesta noite. Ainda no primeiro tempo, alguns argentinos entraram em confronto com a Polícia Militar, que usou gás de pimenta para tentar controlar os ânimos. Os jogadores do Racing "interromperam" o jogo durante o tempo do tumulto, que teve início após insatisfação de alguns com algumas brincadeiras de um apresentador do SporTV, Lucas Strabko, popularmente chamado de "Cartolouco". 

Torcida do Racing - Bruno Braz/UOL - Bruno Braz/UOL
Imagem: Bruno Braz/UOL

Promoção

Durante a semana, a Kappa, fornecedora de material esportivo do Racing, prometeu sortear uma camisa oficial do clube para cada gol marcado contra o Vasco. E a ação deu certo, já que Lautaro Martínez gerou "prejuízo" para a empresa.

Tom de adeus

Paulinho, do Vasco - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Após ter sua venda encaminhada para o Bayer Leverkusen, Paulinho irá se manifestar em entrevista coletiva. O Vasco programou para esta sexta uma conferência com o jogador e Alexandre Campello, presidente do clube..

Embora os valores da transação ainda não tenham sido revelados, especula-se que mais de 20 milhões de euros (cerca de R$ 85 milhões) serão pagos pelos alemães. Deste montante, o Vasco terá direito a 65% (cerca de R$ 55 milhões).  

Homenagem

No Dia do Goleiro, o Vasco não deixou a data passar em branco. Em suas redes, o Cruz-maltino postou um vídeo de um encontro de Acácio, campeão brasileiro em 89, com os goleiros formados na base do clube.
VASCO X RACING

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Hora: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Diego Haro (PER)
Auxiliares: Raul López Cruz (PER) e Jesus Sanchez (PER)
Cartões amarelos: Desábato, Henrique, Werley (VAS); Cardozo, Soto, Barbieri, Zaracho (RAC)
Cartões vermelhos: Desábato (VAS)
Gols: Martínez, aos 31 minutos do primeiro tempo; Wagner, aos 35 minutos do segundo tempo

Vasco
Martín Silva, Yago Pikachu, Werley, Paulão e Henrique; Desábato, Wellington (Riascos), Thiago Galhardo (Fabrício), Wagner e Rildo (Bruno Silva); Andrés Rios.
Técnico: Zé Ricardo 

Racing
Musso, Saravia, Donatti, Sigalli (Barbieri) e Soto; Domínguez, González, Cardozo (Zaracho) e Centurión; Lisandro López (Mancilla) e Lautaro Martínez.
Técnico: Eduardo Coudet