Palmeiras mantém 100% fora e encaminha vaga com vitória sobre o Colo-Colo

Do UOL, em São Paulo

  • Marcelo Hernandez/Getty Images

    Bruno Henrique comemora gol que abriu o placar para o Palmeiras

    Bruno Henrique comemora gol que abriu o placar para o Palmeiras

O Palmeiras segue com 100% de aproveitamento como visitante nesta Libertadores. Nesta quinta-feira (20), em Santiago, o time encaminhou a vaga na semifinal da competição continental ao fazer 2 a 0 no Colo-Colo, no jogo de ida das quartas. Bruno Henrique e Dudu marcaram os gols.

Assista aos gols da vitória do Palmeiras

Após abrir o placar logo aos dois minutos de bola rolando, o Palmeiras resistiu a longos períodos de pressão do time chileno e ainda criou chances para ampliar o marcador nos contra-ataques. Até que, em um deles, Dudu aproveitou rebote de chute de Willian para fazer o segundo. É a quinta vitória como visitante em cinco jogos no torneio; antes, a equipe já havia batido Boca Juniors, Alianza Lima, Junior Barranquilla e Cerro Porteño.

O jogo marcou ainda o reencontro do alviverde com o meia Valdivia, que teve ótima atuação, mas não conseguiu impedir a derrota da equipe chilena. A partida de volta está marcada para 3 de outubro, uma quarta-feira, no Allianz Parque, e o Palmeiras pode até perder por um gol para avançar no tempo normal.

O melhor: Bruno Henrique

Após ficar quase dois meses sem marcar, Bruno Henrique reencontrou o caminho do gol em um momento decisivo. Ele abriu o placar para o Palmeiras logo aos dois minutos de jogo, aproveitando passe açucarado de Moisés. Além disso, foi o palmeirense com mais espaço no primeiro tempo, ditando o ritmo do time.

O pior: Thiago Santos

Substituto do suspenso Felipe Melo, o volante palmeirense não fez um jogo do nível que vinha apresentando. Sofreu muito para marcar Valdivia e foi facilmente superado várias vezes. Além disso, tomou duas canetas de Lucas Barrios. Já amarelado, saiu no segundo tempo para a entrada de Gustavo Gómez.

Palmeiras começa em cima e marca aos 2 minutos

O Palmeiras não tomou conhecimento do fato de jogar fora de casa e começou a partida pressionando o Colo-Colo. Trocando passes no campo de ataque e encurralando a equipe chilena, o alviverde chegou ao gol logo aos 2 minutos. Borja ajudou a roubar a bola na frente e cruzou para Moisés, que ajeitou para Bruno Henrique finalizar de primeira, sem chances para o goleiro Orión.

Colo-Colo melhora após levar o gol, e Palmeiras recua

Marcelo Hernandez/Getty Images

O time da casa reagiu rápido ao gol e passou a empurrar o Palmeiras para trás, especialmente com os alas Opazo e Pérez, que obrigaram Dudu e Willian a voltar muitas vezes até a própria linha de fundo. Concentrando as jogadas principalmente em Valdivia, os chilenos passaram a incomodar. Aos 25 minutos, Paredes bateu por cima após lance espetacular de Valdivia no meio-campo. Já no fim do primeiro tempo Weverton precisou fazer ótima defesa após falta levantada na área por Paredes.

Dudu perde chances de ampliar

Mesmo mais recuado, o Palmeiras conseguiu encontrar algumas chances no contra-ataque e poderia ter ampliado o placar ainda no primeiro tempo, mas Dudu pecou na pontaria. Primeiro, Bruno Henrique tabelou com Moisés e serviu o camisa 7, que bateu em cima de Orión. Depois, a bola sobrou na entrada da área para Dudu, mas, com liberdade, ele finalizou por cima da meta.

Colo-Colo pede pênalti e juiz usa o VAR, mas não marca

Marcelo Hernandez/Getty Images

O Colo-Colo voltou bem para o segundo tempo e partiu para o ataque logo de cara. Em uma das chegadas, Valdivia limpou a marcação e chutou de fora da área; a bola desviou em Mayke, e os chilenos ficaram pedindo pênalti por toque de mão do lateral palmeirense. Após rever o lance no vídeo, porém, o árbitro uruguaio Andrés Cunha considerou que não houve intenção e marcou apenas escanteio.

Felipão põe Jean no lugar de Borja, que sai irritado

Marcelo Hernandez/Getty Images

Com o Colo-Colo em cima do Palmeiras, Felipão reagiu tirando o centroavante Borja para a entrada de Jean, que entrou para jogar pela ponta direita, passando Willian para o comando do ataque. O colombiano saiu visivelmente irritado e chegou a chutar o banco de reservas. Com a mexida, o time paulista reforçou a aposta de se defender bem recuado e tentar aproveitar uma chance de contragolpe para ampliar.

No contra-ataque, Palmeiras faz o segundo gol

Marcelo Hernandez/Getty Images

A estratégia de Felipão deu certo. Em um contra-ataque puxado por Willian, o Palmeiras chegou ao segundo gol. O atacante arrancou pela esquerda, cortou para o meio e chutou forte, para grande defesa de Orión. No rebote, porém, Dudu não perdoou e estufou a rede. O gol serviu também para o camisa 7 se redimir de uma grande chance perdida minutos antes, quando teve a oportunidade de finalizar cara a cara e preferiu segurar a bola e tentar o passe.

Colo-Colo tem jogador expulso com auxílio do VAR

Já nos acréscimos do segundo tempo, o árbitro expulsou o lateral esquerdo Damián Pérez após rever no vídeo um lance de disputa com Mayke, do Palmeiras. O jogador do Colo-Colo acabou acertando a sola da chuteira na perna do brasileiro, mas reclamou muito ao receber o cartão vermelho.

FICHA TÉCNICA

Colo-Colo 0 x 2 Palmeiras

Local: Estádio Monumental David Arellano, em Santiago (Chile)
Data: 20/09/2018
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Andrés Cunha (Uruguai)
Assistentes: Richard Trinidad e Nicolas Tarán (Uruguai)

Gols: Bruno Henrique, aos 2 minutos do primeiro tempo, e Dudu, aos 32 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Baeza e Insaurralde (Colo-Colo); Bruno Henrique e Thiago Santos (Palmeiras)
Cartão vermelho: Pérez (Colo-Colo)

Colo-Colo: Orión; Zaldivia, Barroso (Pavez) e Insaurralde; Opazo, Baeza (Valdés), Carmona e Pérez; Valdivia; Barrios e Paredes. Técnico: Héctor Tapia

Palmeiras: Weverton; Mayke, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Thiago Santos (Gustavo Gómez) e Bruno Henrique; Willian, Moisés e Dudu (Lucas Lima); Borja (Jean). Técnico: Luiz Felipe Scolari

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos