Topo

Guardiola usa Fernandinho como zagueiro e brasileiro é criticado

Patrik Stollarz/AFP Photo
Imagem: Patrik Stollarz/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

23/11/2016 22h52

Fernandinho foi um dos personagens mais importantes do empate em 1 a 1 do Manchester City com o Borussia Monchengladbach, que garantiu a classificação do time inglês para as oitavas de final da Liga dos Campeões. O volante foi escalado como zagueiro e ainda foi expulso no segundo tempo, quando seu time tinha um jogador a mais.

A imprensa inglesa usou a atuação do brasileiro como maior exemplo dos problemas do time montado por Pep Guardiola. Ironicamente, as críticas não vieram pelo cartão vermelho, pelo qual o jogador foi inocentado (“Isso foi estúpido. Fernandinho já tinha o amarelo, mas nem mesmo conseguiu segurar a camisa do adversário. Não foi falta ou puxão de camisa de verdade”, escreveu o Guardian”), mas pela sua indecisão sobre o posicionamento.

O The Sun questionou: “Fernandinho apareceu na escalação antes do jogo como zagueiro, mas começou como primeiro volante. Só virou zagueiro em alguns momentos. Teoricamente o brasileiro sabia qual seria a sua função. Mas durante o primeiro tempo, não pareceu que ele soubesse o que fazer”.

O Guardian tentou explicar: “O plano do City era que Fernandinho recuasse para a defesa, tentando passes longos para Jesus Navas na direita. Deu certo duas ou três vezes, com o espanhol dando trabalho para o lateral esquerdo alemão, Oscar Wendt”. Mas essa ideia não funcionou durante os 90 minutos. “Uma ilustração da desorganização do City apareceu no começo do segundo tempo, com a terceira formação defensiva dentro do mesmo jogo. Essa tinha Otamendi na lateral direita, Fernandinho ao lado de Stones no meio e Kolarov na esquerda”.

A escolha de Guardiola de usar o brasileiro na zaga tem origem nos problemas que ele vem tendo no setor. O belga Kompany, um dos principais jogadores da equipe, está contundindo mais uma vez e Stones e Otamendi não tem agradado. Além de Fernandinho, os laterais Kolarov e Sagna também vem sendo usados pelo meio da defesa.