Topo

Paulinho joga a conta-gotas e ainda não tem vaga definida no Barcelona

AFP/Lluis Gene
Imagem: AFP/Lluis Gene

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

13/09/2017 04h00

Paulinho foi contratado para reforçar o meio-campo do Barcelona. OK, isso você já devia saber... Mas qual é a função que o brasileiro vai exercer no elenco do técnico Ernesto Valverde? Já são três jogos com a camisa azul e grená e ninguém consegue, ainda, dizer qual a função imaginada para o jogador.

Contra a Juventus, na estreia da equipe na Liga dos Campeões, por exemplo, ele entrou aos 32 minutos do segundo tempo no lugar do croata Ivan Rakitic. Foi elogiado (de leve) pela imprensa espanhola. O Marca, por exemplo, disse que ele “entrou nos últimos 15 minutos, tocou a bola sem se complicar e ainda chegou várias vezes na área”.

Os dois jornais esportivos catalães, Mundo Deportivo e Sport, foram mais elogiosos. O primeiro falou em “mais um quarto de hora para que ele vá entendendo como toca a orquestra” do Barça. O segundo falou que o “brasileiro segue jogando a conta-gotas, à espera de uma oportunidade para entrar nos 11 iniciais”.

Levando em conta os relatos da imprensa espanhola durante o processo de contratação, é justamente o lugar do croata que Paulinho deve postular. Em campo, porém, ele apareceu muito mais pelo setor esquerdo do campo, na área de atuação do espanhol Andrés Iniesta, do que pela direita, área de Rakitic. Em sua estreia pelo Barça, contra o Alavés, há duas semanas, por exemplo, ele entrou em campo justamente para substituir o veterano espanhol. E jogando pela esquerda.

Mais provável, ao menos nos primeiros meses de Europa, é pensar no xodó de Tite na seleção brasileira como um curinga de Valverde, sempre saindo do banco. O segundo jogo de Paulinho no time, contra o Alavés, no último domingo, mostra isso: ele entrou em uma terceira função, substituindo Busquets. Atuando como primeiro volante e ocupando o setor central do campo.