Topo

Manchester City empata com o Lyon e garante vaga nas oitavas da Champions

Ingleses estiveram duas vezes no placar, mas foram buscar a igualdade - Jeff Pachoud/AFP
Ingleses estiveram duas vezes no placar, mas foram buscar a igualdade Imagem: Jeff Pachoud/AFP

Do UOL, em São Paulo

27/11/2018 19h53

O Manchester City sofreu, mas conseguiu um empate precioso nesta terça-feira (27) pela Liga dos Campeões da Europa 2018/2019. Jogando no Groupama Stadium, em Lyon (França), pela quinta rodada do Grupo F da competição, o time comandado por Pep Guardiola esteve em desvantagem por duas vezes, mas buscou o empate com o Lyon: 2 a 2.

Os gols do jogo saíram todos no segundo tempo. Pelo time da casa, Maxwel Cornet balançou as redes duas vezes. Pelos ingleses, Aymeric Laporte e Sergio Agüero anotaram.

O resultado classificou o City às oitavas de final da Liga dos Campeões, com 10 pontos em cinco jogos. O Lyon é segundo, com sete, enquanto Shakhtar Donetsk (cinco pontos) e Hoffenheim (três) vêm logo atrás. O Shakhtar recebeu o Hoffenheim e venceu por 3 a 2.

Melhor em campo, Cornet apavora defesa do City

Foi um jogo de altos e baixos para o atacante marfinense. No primeiro tempo, Cornet teve duas chances para abrir o placar em cruzamentos pela esquerda, mas errou a passada na primeira e acertou a trave na segunda. Na etapa final, mostrou talento e oportunismo para marcar duas vezes. Mesmo jogando diante de um time tecnicamente superior, encontrou bastante espaço na defesa.

Pior em campo, Riyad Mahrez se redimiu no fim

Saiu dos pés de Riyad Mahrez a cobrança de escanteio que, aos 37 min do segundo tempo, empatou o jogo por 2 a 2. Foi a redenção do argelino, que tinha a função de municiar o ataque e esteve apagado durante todo o jogo. No entanto, certamente nenhum torcedor do City vai reclamar de sua participação.

Gabriel Jesus é desfalque do Manchester City

O atacante Gabriel Jesus não foi nem relacionado pelo Manchester City para a partida desta terça-feira. Segundo apurou o UOL Esporte na segunda-feira, o camisa 33 sentiu um incômodo muscular no final de semana e foi poupado.

A tendência é que ele retorne ao City no sábado, quando o time recebe o Bournemouth pelo Campeonato Inglês. Sem ele, o ataque titular do City contou com Leroy Sané, Sergio Agüero e Raheem Sterling.

Cornet perde chances no 1º tempo; no 2º, brilha

Em um primeiro tempo equilibrado, o Lyon teve boa chance de abrir o placar aos 28 min, em cruzamento rasteiro pela esquerda; na área, porém, Maxwel Cornet errou o tempo da bola e acabou atrapalhado por Aymeric Laporte, batendo para fora. Mais tarde, aos 43 min, após mais um cruzamento pela esquerda, o próprio Cornet mandou um voleio de primeira, acertando a quina da trave. O City respondeu aos 35 min, em troca de passes que só não virou gol porque Sergio Agüero foi interceptado por Marcelo (ex-Santos) na área quando foi concluir.

De tanto insistir, Cornet chegou ao gol na etapa final. Aos 9 min, Memphis Depay inverteu pela esquerda e mandou a bola para o camisa 27, que recebeu na direita, limpou a marcação e acertou um belo chute da entrada da área.

Cornet abriu o placar para o Lyon no 2º tempo com chute da entrada da área - Emmanuel Foudrot/Reuters - Emmanuel Foudrot/Reuters
Cornet abriu o placar para o Lyon no 2º tempo com chute da entrada da área
Imagem: Emmanuel Foudrot/Reuters

Manchester City acorda, empata e quase vira

O City tentou responder na cabeçada à queima-roupa de Agüero aos 12 min, mas parou na defesa de Anthony Lopes. Só que o goleiro nada pôde fazer aos 17 min, no cruzamento pela direita que Aymeric Laporte cabeceou para as redes após desvio de Fernandinho na área. De quebra, aos 19 min, Leroy Sané invadiu a área pela esquerda e chutou forte - Lopes defendeu, soltou e se recuperou a tempo de evitar um frangaço.

Aymeric Laporte comemora gol de empate do Manchester City diante do Lyon - John Sibley/Reuters - John Sibley/Reuters
Aymeric Laporte comemora gol de empate do Manchester City diante do Lyon
Imagem: John Sibley/Reuters

Lyon volta à frente, mas Agüero empata de novo para o City

Aos 35 min do segundo tempo, Maxwel Cornet foi acionado na esquerda, invadiu a área e bateu para fazer 2 a 1. Tudo parecia decidido, mas não é que o City reagiu de novo? Aos 37 min, após escanteio cobrado por Riyad Mahrez pela direita, Sergio Agüero ganhou por cima e cabeceou para as redes.

FICHA TÉCNICA
LYON 2 X 2 MANCHESTER CITY

Data: 27 de novembro de 2018 (terça-feira)
Hora: 18h (horário de Brasília)
Local: Groupama Stadium, em Décines-Charpieu (FRA)
Árbitro: Gianluca Rocchi (ITA)
Assistentes: Elenito di Liberatore (ITA) e Mauro Tonolini (ITA)
Gols: Maxwel Cornet, aos 9 min do 2ºT (LYO); Aymeric Laporte, aos 17 min do 2ºT (MCI); Maxwel Cornet, aos 35 min do 2ºT (LYO); Sergio Agüero, aos 37 min do 2ºT (MCI)
Cartões amarelos: Ferland Mendy (LYO); Fernandinho e Raheem Sterling (MCI)

LYON: Anthony Silva; Jason Denayer, Marcelo e Fernando Marçal; Rafael (Kenny Tete), Tanguy Ndombele, Houssem Aouar e Ferland Mendy; Nabil Fekir (Bertrand Traoré); Memphis Depay e Maxwel Cornet (Martin Terrier)
Técnico: Bruno Génésio

MANCHESTER CITY: Ederson; Kyle Walker, John Stones, Aymeric Laporte e Oleksandr Zinchenko; Fernandinho, Riyad Mahrez e David Silva; Leroy Sané (Fabian Delph), Sergio Agüero (Phil Foden) e Raheem Sterling
Técnico: Pep Guardiola