Topo

Torcedores do Ajax são atacados com bombas e fogos em estádio na Grécia

Do UOL, em São Paulo

27/11/2018 17h18Atualizada em 27/11/2018 18h02

Torcedores do Ajax foram alvos de ataques no Estádio Olímpico de Atenas antes da partida contra o AEK, pela quinta rodada do Grupo E da Liga dos Campeões da Europa 2018/2019.

De acordo com relatos da imprensa europeia, os torcedores helênicos atiraram fogos de artifício, bombas caseiras e ao menos um coquetel Molotov no setor destinado aos visitantes. Não há informações oficiais a respeito de vítimas ou detidos frente ao incidente, embora imagens do local mostrem torcedores do Ajax sendo contidos com violência pelo policiamento.

Na noite da segunda-feira (26), torcedores do Ajax também relataram ataques de adversários em Atenas. Segundo o jornal inglês Daily Mail, torcedores gregos se envolveram em mais casos de violência perto da sede da polícia local, com direito a trânsito bloqueado após mais ataques com coquetéis Molotov.

Policiais gregos partiram para cima de torcedores do Ajax, que ficaram feridos - Aris Messinis/AFP - Aris Messinis/AFP
Policiais gregos partiram para cima de torcedores do Ajax, que ficaram feridos
Imagem: Aris Messinis/AFP

Com o jogo iniciado, o AEK foi vencido mais uma vez: 2 a 0, com gols marcados no segundo tempo. Aos 23 min, Marko Livaja colocou a mão na bola dentro da área e recebeu o segundo amarelo - pênalti, que Dusan Tadic converteu. Quatro minutos depois, o próprio Tadic ampliou.

O resultado eliminou o time grego de competições europeias: com cinco derrotas em cinco jogos, o AEK é lanterna da chave e não tem mais chances de alcançar o Benfica, que tem quatro pontos em quatro jogos. O Ajax chegou a 11 pontos, um a mais que o Bayern - justamente o rival do Benfica nesta terça-feira.

A Uefa ainda não se manifestou a respeito do caso.