Topo

PR 2018 tem semis de turno definidas com dupla Atletiba e risco ao Paraná

Dupla Atletiba avançou e pode fazer a decisão do turno - Comunicação CFC
Dupla Atletiba avançou e pode fazer a decisão do turno Imagem: Comunicação CFC

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

15/02/2018 10h36

O Campeonato Paranaense 2018 teve seu primeiro turno de classificação encerrado nesta quarta-feira (14) e as semifinais da Taça Dionísio Filho foram definidas: melhor time da fase de classificação, o Atlético encara o Rio Branco, que superou Londrina e Toledo e beliscou o segundo lugar no Grupo B. A outra semi será entre o Foz, que venceu o Grupo A, e o Coritiba, que reagiu nas rodadas finais e conseguiu a vaga ao bater o Toledo fora de casa.

Atlético garante vantagens, mas tem mando de campo ameaçado na Justiça

O empate em 0 a 0 com o Foz na Arena da Baixada deu ao Atlético a melhor campanha da Taça Dionísio Filho e o direito de jogar a semifinal e uma eventual final em casa. Entretanto, enquanto o time alternativo jogava, o TJD-PR punia o clube com a perda de dois mandos de campo por conta de confusão entre as torcidas no clássico Atletiba.

O clube deve recorrer da sentença e a praxe comum é a concessão de efeito suspensivo até o julgamento no pleno, que pode ocorrer em até 15 dias. Mas, até segunda ordem, o duelo contra o Rio Branco terá de ser jogado a 100 km de Curitiba. Como o rival é de Paranaguá, a hipótese mais provável é que a partida seja em Ponta Grossa, onde o Rio Branco bateu o Paraná por 2 a 0 e garantiu o segundo lugar no grupo.

Piazada do Coritiba reage e clube conta com tropeço do rival para classificar

Ameaçado de ser eliminado no Estadual após um início de turno ruim, o Coritiba reagiu e venceu seus dois últimos jogos atuando fora de casa. Depois de fazer 3 a 0 no Londrina, passou pelo Toledo por 2 a 0 e superou o Cianorte, que ficou apenas no empate com o Prudentópolis e caiu para o quarto lugar na chave com a vitória do Cascavel sobre o Londrina. Os gols foram de Thalisson Kelven e Evandro, dois pratas da casa (veja abaixo).

O segundo lugar fará o Coxa encarar o Foz atuando na fronteira, por ter a melhor campanha. Essa é, porém, a única vantagem do regulamento aos times que somaram mais pontos: em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.

Quem avançar nesta série pega o vencedor de Atlético x Rio Branco. Coxa e Foz têm melhor campanha que o time do litoral, que se classificou com s sexta melhor campanha no geral.

Paraná decepciona e está ameaçado de rebaixamento

Londrina e Paraná Clube foram as decepções do primeiro turno. O Paraná, que voltou à Série A do Brasileirão para esse ano, sofreu com a remontagem do elenco e somou apenas 5 pontos em 6 jogos, ficando na 9ª posição no geral, com dois pontos a mais que União e Prudentópolis, os piores da fase. Os dois últimos serão rebaixados após a soma de pontos dos dois turnos, excluindo-se os jogos das semifinais. O Londrina ficou na terceira posição do Grupo B, mas foi apenas o 7º no geral.

No segundo turno, os times jogam dentro da própria chave. O Grupo A teve melhor rendimento na Taça Dionísio Filho, exceção feita ao Atlético: Foz, Coritiba, Cascavel, Cianorte e Maringá somaram mais pontos que o Rio Branco, segundo colocado do B.

As semifinais da Taça Dionísio Filho são em cruzamento interno. No domingo, 17h, o Foz recebe o Coritiba em Foz do Iguaçu e o Atlético manda seu jogo contra o Rio Branco em local ainda pendente de homologação.

No segundo turno, a Taça Caio Júnior, os clubes jogam dentro da chave, mas fazem as semifinais contra os times do outro grupo. Se um mesmo clube ganhar os dois turnos, será considerado o campeão estadual de 2018.