Topo

Paulista - 2019

Corinthians usa mercado para inchar elenco e vê rival Palmeiras triunfar com reforços pontuais

Artur, Juninho e Barcos devem ser titulares no dérbi; Douglas e Elton seguem no banco - Arte/UOL
Artur, Juninho e Barcos devem ser titulares no dérbi; Douglas e Elton seguem no banco Imagem: Arte/UOL

Carlos Padeiro e Vitor Pajaro

Do UOL, em São Paulo

24/03/2012 06h00

O dérbi paulistano deste domingo, às 16 h, no Pacaembu, colocará frente a frente duas equipes que, juntas, contrataram 13 jogadores para a temporada. O Corinthians é o atual campeão brasileiro, enquanto o Palmeiras deixou a desejar em 2011. Assim, era de se esperar que o Verdão ‘entrasse de cabeça’ no mercado da bola, só que foi o rival do Parque São Jorge quem mais adquiriu atletas.

OS REFORÇOS DOS ARQUIRRIVAIS

CorinthiansDouglas, Elton, Gilsinho, Vitor Junior, William Arão, Cassio, Felipe e o chinês Zizao são reservas. Douglas e Elton têm atuado mais
PalmeirasHernán Barcos e Juninho são titulares absolutos. Daniel Carvalho e Artur têm atuado com frequência. Só Roman é reserva. Juntos, os reforços anotaram 19 gols. Wesley está para chegar

O Palmeiras deu a Felipão cinco reforços e deve anunciar em breve a chegada de Wesley. As escolhas foram pontuais e fizeram diferença no time, invicto há 22 jogos. No Timão, o 'pacotão' foi mais volumoso. Tite recebeu oito contratações, mas ninguém conquistou um lugar na equipe.

No Palestra, Hernán Barcos e Juninho são titulares absolutos e juntos já anotaram 13 gols. Daniel Carvalho tem atuado frequentemente e balançou as redes três vezes. Artur surpreendeu ao chegar do São Caetano e virar um forte concorrente de Cicinho na lateral direita - soma três gols. O zagueiro argentino Roman é a exceção entre as contratações bem-sucedidas, pois não conseguiu uma vaga de titular.

O gerente de futebol César Sampaio destacou há duas semanas a rápida adaptação dos novatos ao elenco alviverde. “Ficamos surpresos, foram contratações cirúrgicas, dentro de um orçamento baixo, mas analisando cada atleta. A resposta tem sido imediata. Um exemplo é o Artur, que chegou, jogou e correspondeu. Não é normal, e o mérito maior é da comissão técnica”, opinou.

No Corinthians, Douglas, Elton, Gilsinho, Vitor Junior, William Arão, Cassio, Zizao e Felipe são as novidades no elenco desde janeiro, porém atuam pouco. Os dois primeiros têm mais nome e entram com frequência no segundo tempo das partidas importantes. Douglas é reserva de Danilo e Alex, e Elton faz sombra a Liedson, que está em má fase.

Vitor Junior chegou após uma boa temporada pelo Atlético-GO, porém perdeu espaço depois da vinda de Douglas e sequer foi inscrito na Libertadores. Gilsinho participou de oito jogos e marcou um gol no Estadual. Ambos pelo menos estão à frente do goleiro Cassio, do zagueiro Felipe e do chinês Zizao, trio que sequer estreou com a camisa alvinegra.

Tite preferiu dar sequência à base campeã brasileira. No entanto, exigiu da diretoria um elenco maior, para tentar vencer o Paulista, a Libertadores e o Brasileiro.

“É um grupo e não 11 jogadores. O São Paulo mostrou que era assim [quando foi tricampeão brasileiro], depois o Muricy mostrou isso no Fluminense [em 2010]”, analisou o técnico gáucho.

Entre as caras novas dos arquirrivais para o primeiro clássico do ano, Daniel Carvalho não deve estar em campo. O meio-campista segue com dores na coxa direita e foi praticamente vetado pelos médicos. Juninho, Barcos e Artur são nomes quase certos. No Corinthians os récem-chegados sentam no banco de reservas do Pacaembu ou sequer foram relacionados.