Topo

Paulista - 2019

Corinthians x Palmeiras tem tabu de 17 anos, série invicta e tributo a Chico Anysio

No último dérbi, tributo corintiano foi a Sócrates; agora, Palmeiras lembra Chico Anysio - Léo Pinheiro/Fotoarena
No último dérbi, tributo corintiano foi a Sócrates; agora, Palmeiras lembra Chico Anysio Imagem: Léo Pinheiro/Fotoarena

Do UOL, em São Paulo

25/03/2012 06h00

Além de valer a liderança do Campeonato Paulista, o dérbi Corinthians x Palmeiras deste domingo, às 16 h, no Pacaembu, acontece envolto por duas longas séries de jogos, uma que favorece o mandante Timão e a outra positiva ao Verdão.

ASSUNÇÃO VIRA PROFESSOR RAIMUNDO

  • Montagem UOL

    Confira os nomes dos personagens do humorista Chico Anysio que cada um dos palmeirenses relacionados homenageará no clássico.

O time alvinegro acumula sete partidas sem perder para o arquirrival no estádio municipal. O último revés ocorreu há quase 17 anos, em setembro de 1995 (Palmeiras 2 a 0). Desde então foram quatro vitórias corintianas e três empates.

Em compensação, a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari ostenta uma séria de 22 jogos de invencibilidade. A última derrota aconteceu na 33ª rodada do último Brasileiro, há quase quatro meses. Se ganhar ou empatar neste domingo, iguala a sequência de 1998, com 23 partidas sem perder.

O clássico será também palco de uma homenagem a Chico Anysio, morto aos 80 anos, vítima de falência de múltiplos órgãos. Além do minuto de silêncio, respeitado em todos os confrontos da 15ª rodada do Estadual, os jogadores do Palmeiras terão em suas camisas os nomes de personagens famosos do humorista. Marcos Assunção, por exemplo, ‘será’ o professor Raimundo.

Em terceiro lugar, a equipe do técnico Tite soma 31 pontos e precisa de uma vitória para voltar ao topo da tabela - desde que goleie ou o São Paulo não ganhe do Mirassol fora de casa.

“Clássico é um campeonato à parte. Sabemos que chegar com uma colocação melhor traz alguns benefícios”, comentou o técnico corintiano.  “Naquele pós-Libertadores, depois do pepino do Tolima, ganhamos com um gol do Alessandro”, citou, sobre a última vez que o Corinthians venceu o dérbi paulistano, em fevereiro de 2011.

Sem Alex, vetado devido a dores na coxa, Tite deve promover o retorno do atacante Emerson Sheik ao time titular. Assim, Liedson, em baixa devido ao jejum de 12 partidas oficiais sem gol, provavelmente segue no ataque, ao lado de Danilo, Sheik e Jorge Henrique no quarteto ofensivo.

No Verdão, merece destaque a estreia de Hernán Barcos diante do arquirrival. Autor de nove gols em 11 jogos, desde que chegou ao futebol brasileiro, o argentino recebeu elogios de Chicão. O camisa 3 afirmou que analisará as jogadas do artilheiro em um pendrive preparado pela comissão técnica.

“É lindo que ele fale assim. E vou procurar fazer em campo, me movimentar, para poder achar o jogo e receber a bola, que é o que ele não quer”, opinou Barcos.

CORINTHIANS X PALMEIRAS

Data: 25/3/2012, domingo
Horário: às 16 h (de Brasília)
Local: estádio do Pacaembu
Transmissão na TV: Globo, Band e PPV
Árbitro: Marcelo Rogério
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Tatiane Camargo

Corinthians
Julio Cesar; Edenilson, Chicão, Leandro Castan e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Emerson Sheik, Liedson e Jorge Henrique
Técnico: Tite

Palmeiras
Deola; Cicinho, Leandro Amaro, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vitor e Valdivia; Maikon Leite e Barcos
Técnico: Luiz Felipe Scolari