Topo

Paulista - 2019

Federação impõe, clubes reclamam, mas dois jogos da final do Paulista serão no Morumbi

Estádio do Morumbi receberá as duas partidas da final do Paulistão - Moacyr Lopes Junior/Folha Imagem
Estádio do Morumbi receberá as duas partidas da final do Paulistão Imagem: Moacyr Lopes Junior/Folha Imagem

Lucas Tieppo

Do UOL, em São Paulo

02/05/2012 12h39

A reunião na FPF (Federação Paulista de Futebol) decidiu que os dois jogos da decisão do Campeonato Paulista entre Santos e Guarani serão disputados no Estádio do Morumbi. As partidas estão marcadas para os próximos dois domingos, às 16h, com os ingressos mais baratos custando a R$ 60 (R$ 30 a meia-entrada).

INTERNAUTAS REPROVAM

Santos tinha que decidir o título no Pacaembu, que é uma das nossas casas e a torcida fica mais perto do campo

Caio Costa , pelo Twitter

Na primeira partida, com "mando" do Guarani, 55% dos ingressos ficarão com o time campineiro, enquanto 45% irão para o Santos. No jogo de volta, os valores serão invertidos (55% para o Santos e 45% para o Guarani).

A renda das duas partidas será dividida entre as equipes. O São Paulo, dono do Morumbi, ficará com 12% da arrecadação por alugar o estádio para a final.

Segundo os presidentes dos clubes, a decisão de marcar as partidas no Morumbi coube exclusivamente à Federação Paulista, porque a vontade dos times não era essa. Marco Polo Del Nero, presidente da FPF, rebateu. 

"A Federação não faz imposição, houve colocações, explicando porque seria melhor jogar em um estádio maior, condições para o torcedor, gramado bom. Feitas essas coloacões e chegamos à conclusão que seria melhor no Morumbi. Depois das colocações, os clubes acabaram aceitando”, disse o presidente Marco Polo Del Nero. 

Os presidentes de Santos e Guarani, no entanto, rebateram a versão do dirigente.

"Eu lutei bastante, queria deixar claro pro torcedor bugrino pela final ter que sair do Brinco de Ouro. Eu fui vencido e a Federação tem o direito de poder determinar o palco dessa final. Não consegui manter lá no Brinco de Ouro. Mas os Guarani vai para o Morumbi fazer o trabalho que faz desde o começo do campeonato. Vamos enfrentar um time espetacular e que tem o melhor jogador do mundo, que é o Neymar. O Santos pode ficar tranquilo porque o Guarani não tem agressividade, é um time que joga pra frente e pensando em ganhar. Agora vamos pro jogo, pra esses jogos no Morumbi. Será um grande espetáculo e espero que o Guarani vença", disse o presidente bugrino Marcelo Mingone.

"Há uma preocupação muito grande com o conforto do torcedor que é o verdadeiro dono do espetáculo. Há o aspecto financeiro que é também relevante. A bilheteria é um aspecto importante e as equipes precisam de dinheiro pra fazer um time competitivo. O Santos vai pras finais com absoluta humildade e sem nenhuma pretensão de ser melhor que ninguém. Sabemos que vamos enfrentar um time que o Mingoni conseguiu montar e o técnico Vadão conseguiu colocar os meninos pra jogar. E isso só se faz quando tem harmonia. Não é diferente do que acontece no Santos. Temos um palco adequado para os dois torcedores. Vai ser um espetáculo, o gramado está em condições excelentes. Há um conforto natural de um estádio moderno. É um estádio de grandes lutas, que lá já foram realizadas. Nada mais triste que jogar com público vazio. Será um grande espetáculo pela tradição das duas equipes", disse Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro.

"Me curvo aos argumentos que me pareceram muito pertinentes do presidente da Federação. Os sócios e torcedores que têm de ter prioridade. São eles que dão a renda na bilheteria e também indiretamente na publicidade. Eu acho que vamos ganhar a mesma coisa que o Guarani, e acho justo também. A torcida do Santos pode ser maior em termos racionais, mas são atletas do Santos e Guarani que vão fazer o espetáculo, então acho justo que seja dividido", completou o santista.