Topo

Marinho lamenta aposentadoria de Braghetto, mas diz que afastamento era necessário

"Futebol funciona assim", disse o presidente da comissão de arbitragem da FPF - Robson Ventura/Folhapress
"Futebol funciona assim", disse o presidente da comissão de arbitragem da FPF Imagem: Robson Ventura/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

17/05/2013 15h32

Após a polêmica que culminou com o afastamento do árbitro Rodrigo Braghetto da final do Campeonato Paulista, e, consequentemente, com sua aposentadoria, o presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol, Marcos Marinho, considerou a medida necessária.

O dirigente disse não ver problema no fato de Braghetto ter uma empresa que presta serviços a vários clubes, como o Corinthians e São Paulo, e lamentou a decisão do juiz de não apitar mais.

LIGAÇÃO COM O CORINTHIANS TIRA JUIZ DA FINAL DO PAULISTA

  • A Federação Paulista de Futebol divulgou que o árbitro Rodrigo Braghetto foi afastado da final do Campeonato Paulista. O juiz tinha sido escalado para o jogo, mas solicitou à Comissão de Arbitragem que fosse dispensado da partida. Nesta sexta-feira, haverá novo sorteio para definir o juiz que irá apitar o jogo entre Santos e Corinthians, no domingo, na Vila Belmiro. Segundo a entidade, o árbitro pediu o afastamento. Braghetto é sócio da empresa Apto Esportes, que presta serviço para o Corinthians e outros clubes como São Paulo e Portuguesa. Segundo Coronel Marinho, chefe de arbitragem da Federação Paulista de Futebol, a ligação do árbitro com a empresa era de conhecimento da entidade. “A Federeção não veria problema na atuação dele na final. Mas foi uma opção dele, ele abriu mão e nós respeitamos”, disse Coronel Marinho, ao UOL Esporte. LEIA A MATÉRIA

“Quando aparece uma notícia dessas [sobre Braghetto], repercute demais e acaba prejudicando o próprio árbitro, por mais que ele seja experiente. Para não correr nenhum risco e não causar mais polêmicas, decidimos substituí-lo. Não vejo problema em nada, pois conheço o Braghetto há anos, mas, infelizmente, futebol funciona assim”, disse Marinho, ao Sportv.

Marinho diz confiar na integridade de Braghetto e diz que pedirá para o árbitro rever decisão de parar.

"Eu não gostaria [que Braghetto encerrasse a carreira]. Sei que ele falou isso de cabeça quente. Para mim, tomou a decisão incorreta. Mas sei que ele tem planos, objetivos, uma empresa para cuidar, tem que ver o que vale a pena para ele. É uma decisão pessoal e temos que respeitar", completou.

Após ser retirado pela FPF da final do Estadual entre Santos x Corinthians, o árbitro Rodrigo Braghetto informou ao UOL Esporte que encerrará a função de juiz de futebol profissional. A decisão de dar adeus ao apito foi motivada após a entidade cortá-lo da decisão pelo fato dele prestar serviço às categorias de base dos clubes paulistas.

ÁRBITRO É SÓCIO DE EMPRESA QUE PRESTOU SERVIÇOS AO CORINTHIANS

  • Documento da Junta Comercial de São Paulo mostra Braghetto como sócio da Apto

Braghetto é sócio da Apto Esportes, empresa de eventos esportivos. No site da empresa, consta o Corinthians, São Paulo e Portuguesa como clientes. Os serviços prestados são de arbitragem a torneios internos voltados à base.

“A arbitragem acabou para mim. Vamos seguir novos caminhos. Foram 17 anos na função, com lisura, dedicação, e sem nunca ter se envolvido a polêmicas na arbitragem”, disse.

Braghetto havia sido sorteado pela Federação Paulista para apitar a decisão na Vila Belmiro, domingo, às 16h. Nesta sexta, a entidade decidiu retirar o árbitro. O novo juiz da partida será conhecido em novo sorteio, às 15h desta sexta.

BRAGHETTO CONFIRMOU GOL POLÊMICO EM JOGO DO SANTOS