Topo

Segundo tropeço faz Dorival pensar em mudar planejamento no São Paulo

Do UOL, em São Paulo

20/01/2018 22h00

Após empate por 0 a 0 com o Novorizontino, neste sábado (20), Dorival Jr. concedeu entrevista coletiva bastante sincera no estádio do Morumbi. O treinador do São Paulo reconheceu que a equipe tem oscilado, e já avisou os torcedores de que as atuações não vão melhorar de uma hora para a outra. Ainda acenou com uma mudança importante: pode repensar o revezamento de times nas primeiras rodadas do Campeonato Paulista.

“No momento em que tivermos a equipe preparada, não tenho dúvida de que os resultados vão aparecer. Até lá, a equipe vai oscilar bastante. O torcedor pode esperar porque a realidade é essa. Não vou esconder uma realidade. Passei por isso em muitas equipes e não será diferente no São Paulo. Nós temos é que diminuir esse tempo de oscilação”, declarou Dorival na última e mais esclarecedora resposta da entrevista.

O São Paulo, de fato, tem oscilado. A estreia na temporada, na última quarta-feira (17) acabou em derrota da equipe reserva por 2 a 0 para o São Bento, enquanto neste sábado o time considerado titular mostrou poucas alternativas em seu primeiro teste de 2018. Não à toa, torcedores protestaram antes mesmo de a bola rolar, e muitos vaiaram o apito final.

O técnico reconhece que o Tricolor caiu de rendimento durante a partida e não conseguiu ser suficientemente criativo para superar a defesa adversária. “A queda se dá porque tentamos chegar ao gol adversário de maneira posicionada; o tempo passa e cria a ansiedade, o que é normal. Esse anseio faz com que você se descontrole e faça coisas que não vinha fazendo dentro da partida”, reflete Dorival Jr., referindo-se aos erros simples que o São Paulo cometeu no segundo tempo.

O início de temporada soma duas partidas sem vitória e, apesar de cedo, o treinador já sabe que o sinal de alerta está ligado. “Não temos que dar desculpa, mas enfrentar a situação. Sabemos que temos que melhorar, continuar trabalhando e continuar buscando a efetividade que tivemos em outros tempos. É pouco tempo de trabalho, mas é pouco tempo para todas as equipes. Temos que ter paciência suficiente para passar por este momento, e procurar melhorar a equipe nos próximos jogos”, projeta.

Dorival sabe que não há tempo a perder. O São Paulo volta a campo já nesta quarta-feira (24), em visita ao Mirassol, e em seguida disputa o primeiro clássico da temporada contra o Corinthians no próximo sábado (27). Devido à sequência de partidas, o treinador tinha sido veemente ao falar que usaria dois times nas primeiras rodadas do Estadual, em esquema de revezamento; mas já não descarta uma mudança neste sentido.

“Não sei, tenho que ser consciente de que temos alternância em razão de muitos aspectos. Eu já imaginava que poderia acontecer. Mas é planejamento que pode, sim, ser alterado dentro de necessidade. Temos que ter calma, ver a reação de cada jogador. Vamos receber os jogadores na segunda-feira e ver a condição de cada um. Vamos ter uma sequência difícil de jogos, e quero um time capaz de suportar pelo menos fisicamente. Podemos mesclar para a terceira partida e voltar com o time todo na quarta partida”, projeta Dorival Jr.