Topo

Espanha

"Estou muito triste", diz técnico demitido da Espanha a 2 dias de estreia

Julen Lopetegui - AP
Julen Lopetegui Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

13/06/2018 13h29

Enquanto Fernando Hierro era apresentado como o novo técnico da Espanha nesta quarta-feira (13), Julen Lopetegui se dirigia ao aeroporto de Krasnodar para voltar a Madri depois de ser demitido do comando da seleção a apenas dois dias da estreia da equipe na Copa do Mundo, contra Portugal.

Brasil estreia às 15h deste domingo; veja a tabela
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Espanha se irritou com aviso sobre Real pouco antes de anúncio

Em conversa rápida com jornalistas, o técnico se mostrou chateado, mas confiante de que a Espanha tem grandes chances de vencer o Mundial. "Estou muito triste, mas desejando que joguemos uma magnífica Copa e ganhemos".

"Temos uma equipe magnífica e espero que consiga vencer o Mundial", disse brevemente Lopetegui, antes de tomar o primeiro voo para Moscou e, em seguida, voltar à Espanha.

Na manhã desta quarta-feira, a Federação Espanhola de Futebol anunciou a demissão de Lopetegui um dia após o treinador ser anunciado como técnico do Real Madrid para a próxima temporada. Até então diretor esportivo, o ex-jogador Fernando Hierro assume como técnico da seleção, a apenas dois dias da estreia dos espanhóis na Copa.

A possibilidade de demissão já estava sendo ventilada desde a última terça-feira pela imprensa espanhola. Na chegada a Krasnodar, o próprio presidente da federação não garantiu a permanência de Lopetegui. Ainda na terça, a “Telecinco” flagrou imagens de Lopetegui em uma longa conversa com Hierro. Os dois gesticulavam bastante enquanto caminhavam ao redor do gramado, o que foi interpretado pela imprensa como um sinal da tensão entre eles.

De acordo com a imprensa espanhola, os jogadores da seleção ainda tentaram reverter a situação e pediram a permanência do treinador. Luis Rubiales, presidente da Federação espanhola, não confirmou o pedido e disse que o grupo encarou bem a decisão. “Falamos com os jogadores, me atenderam muito bem e vão fazer todo o possível junto ao novo corpo técnico para ganhar o Mundial”, disse.

Espanha