Topo

Rússia

Russo dos golaços surgiu no Real, mas só 'brilhou' por escalação irregular

Vanderson Pimentel

Do UOL, em São Paulo

14/06/2018 14h09

Os russos que lotaram o Estádio Luzhniki nesta quinta-feira (14) para o jogo de abertura da Copa do Mundo ainda celebravam o gol de Gazinsky quando a apreensão tomou conta dos torcedores. Titular e um dos principais jogadores da seleção anfitriã, Alan Dzagoev sentiu uma lesão na coxa esquerda e teve de ser substituído logo aos 22 minutos contra a Arábia Saudita.

- Clique aqui e assista aos gols de Rússia 5 x 0 Arábia Saudita

O que os russos não esperavam é que o susto se transformaria em comemoração por gols (e que golaços) do substituto do meia do CSKA Moscou. Aos 42 minutos da primeira etapa, Denis Cheryshev recebeu passe após contra-ataque, deixou dois defensores no chão com apenas um corte e marcou o segundo gol. Já nos minutos finais da partida, o meia do Villarreal acertou um lindo chute de trivela no ângulo do goleiro Abdullah Al-Mayouf para ampliar o placar na golada de 5 a 0.

“Eu nunca sonhei com isso. Fiquei muito feliz em entrar em campo, tentei cumprir os pedidos do treinador e o mais importante é que vencemos. Ainda há dois jogos pesados pela frente, que também precisam ser vencidos", disse Cheryshev após a partida.

"Agora eu estou sentindo muitas emoções, estou muito satisfeito. Só quero que minha família aproveite este momento, porque eles sofreram muito comigo e mereceram isso (os gols)”, completou à emissora 'Piervy Kanal'.

Os golaços marcados na abertura da Copa vêm para compensar uma carreira ainda curta, mas de muita polêmica e expectativas em cima do meia canhoto de 27 anos, que foi pivô da eliminação do Real Madrid na Copa do Rei de 2015 por ser escalado de maneira irregular. 

Filho de Dmitri Cheryshev, ex-atacante da Rússia entre 1994 e 1998, Denis deu os primeiros passos para o futebol profissional já na Espanha. Com apenas 6 anos, o russo começou a atuar pelos times menores do Sporting Gijón, clube em que seu pai jogava.

Depois de uma passagem de dois anos pelo Burgos, o garoto passou a atuar nas categorias de base do Real Madrid em 2002, quando ainda tinha 12 anos de idade. Depois de quatro anos jogando pelo time B, Cheryshev estreou com a camisa principal dos merengues em 2012, em derrota contra o Villarreal, que inclusive lhe rendeu sua primeira convocação para a seleção russa.

Sem espaço no Real, o meia foi emprestado ao Sevilla em 2014, mas sua estadia discreta no banco de reservas e a participação em apenas cinco jogos do time andaluz fez com que Fábio Capello não o incluísse entre os 23 atletas que jogaram a Copa no Brasil.

Expectativas viram trapalhada

Emprestado novamente após o Mundial, Cheryshev foi um dos destaques do Villarreal na temporada, fazendo com que o Real Madrid renovasse seu contrato em 2015 colocando em sua cláusula de rescisão uma multa de incríveis 200 milhões de euros (R$ 844,38 milhões, à época).

Entretanto, sua passagem na equipe principal dos merengues ficou marcada por uma grande confusão. Cheryshev atuou em apenas seis partidas na temporada 2015/2016, e justamente a única em que comemorou um gol marcado com a camisa do Real era o jogo em que não poderia atuar.

Suspenso por levar três cartões amarelos na edição anterior da Copa do Rei, quando ainda jogava pelo Villarreal, o russo teria de cumprir uma partida de suspensão. No entanto, o técnico Rafa Benítez acabou escalando-o contra o Cádiz, na vitória por 3 a 1 do Real.

Sua escalação irregular fez com que o clube de Madri fosse eliminado pela Federação Espanhola de Futebol. Nem mesmo a defesa do Real, que afirmou não saber da suspensão, fez com que a entidade relevasse a pena da equipe.

Sem clima e com o peso de ter feito o Real Madrid ser desclassificado da competição já na primeira rodada, Cheryshev acabou emprestado ao Valencia no meio da temporada, onde atuou em oito jogos. Em 2016, o Villarreal resolveu apostar no talento do russo, e o contratou em definitivo do Real por apenas 7 milhões de euros, valor bem diferente do previsto em sua multa.

'Reserva de luxo' no 'Submarino Amarillo', Cheryshev fez quatro gols em 32 partidas na última temporada, que fizeram Stanislav Cherchesov incluí-lo de vez na lista dos 23 convocados da Rússia para a Copa do Mundo. 

Certamente o técnico sairá da estreia sem o menor arrependimento em escolher o meia predestinado. Seus primeiros gols pela seleção russa não apenas renderam o prêmio de melhor jogador da partida contra a Arábia Saudita, como também deram a Cheryshev um lugar na história das Copas do Mundo por marcar dois bonitos tentos na abertura de um Mundial. 

Rússia