Topo

Uruguai

Fifa envia advertência à seleção uruguaia por comemoração contra o Egito

Jose Gimenez cabeceou mais que todos e abriu o placar para o Uruguai, aos 44 min da etapa final - Getty Images
Jose Gimenez cabeceou mais que todos e abriu o placar para o Uruguai, aos 44 min da etapa final Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/06/2018 21h56

A seleção do Uruguai foi advertida pela Fifa neste sábado (16), um dia depois da estreia na Copa do Mundo de 2018. A reclamação está ligada à comemoração do time uruguaio, que venceu o Egito por 1 a 0 nos instantes finais da partida disputada nesta sexta.

Veja o gol de Egito 0x1 Uruguai
Suárez admite má atuação: "Sei que posso contribuir mais"
Técnico uruguaio defende Suárez: "Até Pelé teve dias ruins"
Salah ficou no banco, mas "ganhou" de Suárez e Cavani

A informação é do jornal Ovacion, do Uruguai, que afirma que a Fifa viu como “invasão de campo” a entrada dos reservas e atletas substituídos no momento do gol de José Giménez, aos 44 minutos do segundo tempo.

A publicação diz que a insatisfação da Fifa se resumiu apenas a uma advertência neste primeiro momento, mas pode resultar em alguma punição econômica ao Uruguai se alguma infração como essa se repetir.

Churrasco uruguaio

Nada mais uruguaio do que comemorar algo com um ‘asado’, como se diz ‘churrasco’ em espanhol. Neste sábado, um dia depois da vitória por 1 a 0 sobre o Egito, a delegação participou de um churrasco na concentração e ainda aproveitou a folga para brincar em um toboágua.

Os jogadores posaram para fotos e aproveitaram um raro período de descanso que terão na Rússia. O Uruguai volta a trabalhar neste domingo visando o segundo confronto no Mundial, que pode aproximar (ou até assegurar) a classificação para a fase oitavas de final da competição.

Nández Uruguai - Divulgação/AUF - Divulgação/AUF
Nández brinca na piscina do hotel; Uruguai relaxa depois da primeira vitória no Mundial
Imagem: Divulgação/AUF

Além da seleção uruguaia, o grupo A tem a Rússia com três pontos – os donos da casa golearam a Arábia Saudita por 5 a 0. Em caso de novas vitórias dos russos (contra o Egito) e uruguaios (contra os sauditas), a chave terá os dois classificados com uma rodada de antecipação. Neste cenário, sul-americanos e europeus brigariam pelo primeiro lugar no dia 25.

Em muitas escolas do Uruguai, a aula do dia nesta sexta-feira (15) foi torcer pela seleção. E a medida rendeu imagens arrepiantes, ainda mais quando o zagueiro Giménez definiu a vitória por 1 a 0 sobre o Egito aos 44 minutos do segundo tempo da estreia celeste na Copa do Mundo.

A exemplo do Brasil, o fuso horário russo não está ajudando muito os uruguaios que querem ver o Mundial. Na primeira fase, por exemplo, o time enfrentou os egípcios às 9h do horário local e ainda encara a Arábia Saudita, dia 20, ao meio-dia, e Rússia, dia 25, às 11h.

Mas como ficam as crianças que vão à escola? O Conselho de Educação Inicial e Primária do Uruguai incentivou as unidades de ensino a fazerem dos jogos no Mundial um momento de integração, que trabalhe convivência e valores.

Resultado: Supervisionada por professores, a criançada se reuniu na frente da TV em escolas ao redor do país. Depois de muita agonia e chances perdidas ao longo do jogo, Giménez, a um minuto do fim, subiu mais que a defesa do Egito, cabeceou firme e venceu o goleiro.

Mais do que garantir os três pontos, o gol rendeu imagens como estas abaixo, que já estão se espalhando além das fronteiras do Uruguai e são capazes de emocionar até quem não liga para futebol.

Uruguai