Topo

Copa 2018

Fifa proíbe, mas estádio de Moscou tem protesto político pró-Putin

Estádio Luzhniki tem protesto político durante jogo entre Alemanha e México - CARL RECINE/Reuters
Estádio Luzhniki tem protesto político durante jogo entre Alemanha e México Imagem: CARL RECINE/Reuters

Do UOL, em São Paulo

17/06/2018 13h57

A Fifa proíbe expressamente qualquer protesto político em estádios do Mundial ou dentro de qualquer "ambiente Fifa", como são chamados os locais controlados pela federação internacional. Mas isso não impediu que as arquibancadas do estádio Luzhniki, em Moscou, recebessem ao menos uma manifestação política durante o jogo entre Alemanha e México, neste domingo (17).

- No país da Copa, a tranquilidade vem por decreto
- Putin liga para técnico e interrompe entrevista após goleada da Rússia

As agências internacionais de notícias localizaram torcedores alemães com um cartaz com imagens dos líderes da Rússia, Vladimir Putin, e da Alemanha, Angela Merkel. E chama atenção o fato de o cartaz ser favorável ao governo russo, que recebeu um joia, enquanto Merkel mereceu um sinal negativo.

Os últimos meses têm sido marcados por negociações tensas entre o bloco europeu e a Rússia, que têm interesses distintos na Síria, onde acontece o conflito armado que mais tem mexido com a geopolítica mundial atualmente. 

No mês passado, Putin e Merkel se encontraram em Sochi. Apesar de a Alemanha ser contra a anexação da Crimeia pela Rússia, os dois países têm como comum o interesse no projeto de gasoduto Nord Stream 2, que vai permitir que a Rússia amplie sua exportação de gás natural para o norte de Europa.

Copa 2018