Topo

México

Rafael Márquez anuncia aposentadoria do futebol após derrota para o Brasil

AFP
Imagem: AFP

Danilo Lavieri, Dassler Marques, Felipe Pereira, João Henrique Marques, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone

Do UOL, em Samara (Rússia)

02/07/2018 15h02

Rafael Márquez se aposentou do futebol logo após a derrota por 2 a 0 para o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo. O zagueiro de 39 anos disse que a aposentadoria já estava planejada e destacou a campanha do México na Rússia.

"Era o plano. Foi tudo lindo e especial. Fizemos uma bela Copa e lutamos até o fim", falou.

Sobre a partida contra a seleção brasileira, o jogador, com passagens por Monaco e Barcelona, acredita que os brasileiros jogaram melhor. "O Brasil mereceu a vitória aqui, mas nos saímos de cabeça erguida. Normal perder para um time tão talentoso", comentou.

Convocado pela primeira vez em 2002 para um Mundial, Rafa Márquez participou de cinco edições da competição. Ao todo, são 147 partidas com a camisa mexicana e 15 gols marcados. O agora ex-jogador também é um dos recordistas de participações em Copas ao lado de Antonio Carbajal, Lothar Matthaus e Giangluigi Buffon.

Com passagem marcante pelo Barcelona, Márquez atuou pelo clube catalão de 2003 a 2010. Jogando ao lado de craques como Ronaldinho Gaúcho e Lionel Messi, ele conquistou duas Ligas dos Campeões e quatro títulos do Campeonato Espanhol.

México