Topo

Colômbia

Pekerman elogia Mina e lamenta eliminação "muito difícil de aceitar"

Jack Guez/AFP
Imagem: Jack Guez/AFP

Do UOL, em São Paulo

03/07/2018 19h42

Técnico da seleção colombiana desde 2012, José Pekerman não conseguiu repetir na Rússia a melhor colocação do país em Copas do Mundo. Quatro anos após ir às quartas de final, a Colômbia desta vez caiu nas oitavas, para a Inglaterra, nesta terça-feira (3). O treinador lamentou a derrota nos pênaltis por 4 a 3 – após 1 a 1 com a bola rolando –, mas aproveitou para elogiar o maior destaque de sua seleção: Yerry Mina.

Veja a tabela completa, as datas e as chaves das oitavas de final
Simule os resultados e veja como ficam as quartas de final 
Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

“Esta foi uma equipe valente, que lutou muito, progrediu e não se assusta com nenhum adversário coma mais nome. O time tem essa mentalidade e desejava passar de fase. Lutamos contra o vento”, avalia o treinador, referindo-se às lesões que acometeram o elenco durante o Mundial, incluindo a de James Rodríguez, camisa 10 que não enfrentou a Inglaterra.

“Não dá para comparar equipes muito experientes, que puderam jogar com sua base [de time] completa, enquanto nós fomos superando as dificuldades [das lesões]. Novamente me parece que é muito difícil aceitar a eliminação, porque uma equipe com estas características teve pouca sorte”, entende Pekerman.

A Colômbia foi mal nos 90 minutos, mas conseguiu empatar com Mina nos acréscimos do segundo tempo. O gol coroou a Copa do Mundo do zagueiro, que virou titular ao longo da competição e marcou em todos os jogos que disputou. “Não me surpreende nada, porque sabíamos que ele poderia entregar isso. Ele tem muitas virtudes que pôde demonstrar na Copa do Mundo. Nós o vimos em sua plenitude, não só pelos gols mas também por sua forma de jogar”, elogia Pekerman.

Com o empate no placar, o jogo foi à prorrogação e em seguida aos pênaltis. Aí a Colômbia teve menos sorte e acabou perdendo por 4 a 3. A seleção de Pekerman chegou a ter a vantagem durante as cobranças, mas Uribe e Bacca acabaram desperdiçando suas cobranças. “Estivemos com a vantagem, estivemos esperançosos porque os jogadores mereciam”, lamenta o treinador.

Colômbia