Topo

Copa 2018

Carrasco de Neymar há quatro anos, Zuñiga anuncia aposentadoria do futebol

Zuñiga anunciou aposentadoria - Divulgação/Atlético Nacional
Zuñiga anunciou aposentadoria Imagem: Divulgação/Atlético Nacional

Do UOL, em São Paulo

04/07/2018 12h32

O colombiano Camilo Zuñiga, que há exatos quatro anos tirou Neymar da Copa do Mundo do Brasil, anunciou sua aposentadoria do futebol, nesta quarta-feira (4).

- Veja a tabela completa, com os confrontos das quartas de final
- Veja quais foram os mitos que caíram durante a Copa de 2018

- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

O lateral-direito de 32 anos fez o anúncio durante entrevista coletiva no Atlético Nacional, onde atuou nos últimos meses.

“Agradeço ao clube por me dar a oportunidade de tentar. Foram muitos anos tratando de voltar bem. Nacional me abriu as portas para me recuperar, mas só um sabe o que se sente e tudo que fiz por paixão, por essa camisa, pela instituição, porque meu sonho era voltar para cá”, disse.

Desde que retornou ao time que o revelou, Zuñiga sofreu com problemas físicos, perdeu jogos por lesões nos dois joelhos e participou de apenas cinco partidas. Na última, foi expulso na derrota para o Tolima, nos pênaltis, na final do Campeonato Colombiano.

“Hoje, penso mais no meu futuro, na minha família, dando um passo para o lado e que amanhã, quando eu quiser correr no parque com meus filhos, eu consiga. Desde que cheguei ao Nacional, dei minha palavra que iria fazer o possível para voltar aos gramados, mas sinto que não cheguei a 40% do que era. Realizei meu sonho e estou tranquilo, porque quero me aposentar em casa, onde me deram a oportunidade de me mostrar, de ir em frente, ir à Europa e vestir a camisa da seleção colombiana”, afirmou.

O lateral atuou dez anos na Europa, com passagens por Napoli, Siena, Bologna e Watford, e ganhou fama após dar uma joelhada em Neymar na vitória brasileira por 2 a 1 nas quartas de final da Copa do Mundo de 2014. O brasileiro sofreu uma fratura na terceira vértebra lombar e não pôde mais entrar em campo no torneio.

Pela seleção colombiana, ele disputou 62 partidas, mas não foi mais convocado desde a Copa América de 2015.

Copa 2018