Topo

Parreira diz que faltou experiência à seleção na Copa da Rússia

Carlos Alberto Parreira, durante evendo da Fifa - Joosep Martinson - FIFA/FIFA via Getty Images
Carlos Alberto Parreira, durante evendo da Fifa Imagem: Joosep Martinson - FIFA/FIFA via Getty Images

Rodrigo Mattos

Do UOL, em Moscou (Rússia)

12/07/2018 09h12

Campeão mundial em 1994, Carlos Alberto Parreira acredita que faltou experiência à seleção brasileira nos momentos decisivos da Copa do Mundo da Rússia. O ex-treinador da seleção entende que o Brasil mostrou futebol na derrota contra a Bélgica, nas quartas, mas que era necessário aliar bom rendimento com maturidade.

Parreira fez uma comparação com o elenco que participou da Copa de 2006, que reunia estrelas como Ronaldo, Ronaldinho, Kaká e Adriano.

“Em 2006, eles [estrelas do time] não estavam tão famintos. Os melhores jogadores do time não estavam em forma. Desta vez (2018), eles não tinham experiência na Copa. Só três jogadores que estavam na Copa [tinham experiência. Na verdade, seis atletas do elenco já haviam disputado outro Mundial]. A comissão técnica da Copa também não tinha experiência. Poderia ter ido mais à frente”, disse Parreira, em reunião de grupo técnico da Fifa, em Moscou, nesta quinta.

A seleção brasileira foi eliminada após derrota contra os belgas por 2 a 1 nas quartas de final.

Parreira ressaltou que só com talento não se ganha uma Copa. O planejamento conta bastante no resultado final, diz. Apesar da análise, O ex-técnico da seleção defendeu a continuidade do trabalho de Tite.

“Não é o bastante saber os problemas, mas saber como resolver. Brasil só venceu cinco Copas e foram 20 Copas. É muito difícil ganhar uma Copa. Precisa se preparar uma Copa. Não é suficiente ter talento, ou teria ganho todas. Nós perdemos Copas com o Brasil, e ganhar. Você percebe é bem diferente quando ocorre. É preciso ter determinação, talento, organização”.