Topo

Copa 2018

Desfile relâmpago da França decepciona multidão e perde para festa de 1998

Torcedores franceses se espremem na Champs-Elysees para recepcionar os campeões do mundo - AFP PHOTO / Geoffroy VAN DER HASSELT
Torcedores franceses se espremem na Champs-Elysees para recepcionar os campeões do mundo Imagem: AFP PHOTO / Geoffroy VAN DER HASSELT

João Henrique Marques

Colaboração do UOL, em Paris (França)

16/07/2018 17h55

Uma multidão em Paris esperou por horas os jogadores da seleção francesa ao redor do Arco do Triunfo. E a passagem relâmpago da carreata dos campeões foi decepcionante. A preocupação com a segurança e a necessidade de acelerar o passo para visita ao palácio presidencial deixou a torcida em comemoração sem os grandes astros. E com a sensação de que o festejo pela Copa de 1998 foi melhor.

Pogba comanda a festa da França e puxa canto "zoeiro" para Kanté
Lateral francês provoca belgas durante comemoração e é 'calado' por Giroud

O desfile dos campeões foi rápido. O trajeto pelo cartão postal da cidade, a Champs-Elyséss, durou menos de 20 minutos e diversas pessoas tiveram dificuldade de visibilidade. A estimativa da Polícia local é de que quase 1 milhão de pessoas foram às ruas.

O desfile de 1998 ficou marcado na cabeça do parisiense por um trajeto de quase três horas pela cidade. Mais do que isso, o povo foi acompanhando o trajeto todo ao lado do veículo que transportava o elenco. Desta vez, a imagem marcante foi a de dezenas de policiais ao redor do veículo que conduzia os campeões de 2018. E cordões de isolamento por toda o percurso.

"Foi horrível. Sair de casa e nem conseguir presenciar, olhar na cara de algum jogador. Não imaginava que seria assim. A memória realmente era a do desfile de 98", disse a francesa Ana Elise, que se espremia na multidão acompanhada do filho.

"Não gostamos, mas estamos acostumados a comemorar sozinho. Polícia sempre atrapalhou e vai atrapalhar. Quando eles diminuírem essa tensão, começa a festa", destacou o jovem francês Maxime.

Seleção francesa de 1998 comemora o título mundial de 1998 nas ruas de Paris - Peter Mueller/REUTERS - Peter Mueller/REUTERS
Seleção francesa de 1998 comemora o título mundial de 1998 nas ruas de Paris
Imagem: Peter Mueller/REUTERS

A dificuldade de presenciar o desfile foi gigante. Ruas abarrotadas e um calor de mais de 30 graus deixaram várias pessoas nervosas. Algumas, desidratadas, pediam socorro para poderem sair logo do meio da multidão.

A cidade de Paris esteve colapsada durante todo a tarde. Era impossível percorrer trechos de até três quilômetros em paz pelo centro da cidade. Os metros ao redor também estavam todos quase inacessíveis de tanto movimento.

A segurança da festa foi feita por mais de 70 mil policiais no total em Paris. Bombeiros e paramédicos também estavam posicionados estrategicamente por toda a região central.

A festa em Paris foi extremamente agitada. A reunião da multidão ao redor do Arco do Triunfo começou cedo, logo por volta das 12 horas. O que ainda aumentou excessivamente a expectativa da torcida era o anúncio dos organizadores de que a seleção francesa desfiaria na Champs-Elyséss em torno das 17 horas. O trajeto só foi iniciado ao redor das 19h30.

Copa 2018