Topo

França

Jornais franceses exaltam título mundial: "Uma felicidade eterna"

Capa do jornal "L"Équipe" no dia seguinte ao título francês na Rússia -  Reprodução/L"Équipe
Capa do jornal "L'Équipe" no dia seguinte ao título francês na Rússia Imagem: Reprodução/L'Équipe

Do UOL, em São Paulo

16/07/2018 03h30

Como esperado, o título mundial da França foi destaque nos jornais ao redor do país nesta segunda-feira (16), dia seguinte à vitória por 4 a 2 da seleção sobre a Croácia na decisão da Copa da Rússia.

Principal jornal esportivo francês, o “L’Équipe usou a manchete “uma felicidade eterna” para ilustrar a imagem dos jogadores erguendo a taça no Estádio Luzhniki (imagem acima).

“Os heróis de 1998 não são mais os únicos campeões do mundo franceses. (...) Os Bleus de Paul Pogba, Kylian Mbappé e Antoine Griezmann escrevem a sua própria lenda”, acrescenta a publicação em sua capa.

Já os jornais “La Croix” e “Le Parisien” usaram manchetes parecidas: “No topo do mundo”, destacou o primeiro, enquanto o segundo estampou “no topo das estrelas”.

Repercussão França - La Croix - Reprodução/La Croix - Reprodução/La Croix
Imagem: Reprodução/La Croix
 
Repercussão França - Le Parisien - Reprodução/Le Parisien - Reprodução/Le Parisien
Imagem: Reprodução/Le Parisien

Outros três diários (“La Voix du Nord”, “Ouest France” e “La République”) optaram coincidentemente pelo mesmo destaque, mas que resume bem o sentimento dos franceses: “Merci”, o famoso “obrigado” do idioma local. 

Com a manchete “o dia da glória chegou”, o jornal “Le Figaro” destaca a “final intensa” contra os croatas. Já o “La Depêche” usou apenas uma foto dos jogadores e se declarou: “nós amamos vocês”.

Repercussão França - Le Figaro - Reprodução/Le Figaro - Reprodução/Le Figaro
Imagem: Reprodução/Le Figaro
 
Repercussão França - La Depêche - Reprodução/La Depêche - Reprodução/La Depêche
Imagem: Reprodução/La Depêche

   O “Libération”, por sua vez, destaca o bicampeonato com a manchete “novamente!”, enquanto o “La Provence” escolheu a palavra “orgulhosos”.

A França conquistou o título graças aos gols de Mandzukic (contra), Griezmann, de pênalti, Pogba e Mbappé. Perisic e Mandzukic descontaram para os croatas.

França