Topo

Brasil fica no zero em revanche contra Holanda e goianos protestam: 'timinho'

Neymar foi bem no segundo tempo, mas não conseguiu superar a defesa holandesa - Ricardo Nogueira/Folhapress
Neymar foi bem no segundo tempo, mas não conseguiu superar a defesa holandesa Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Bruno Freitas

Em Goiânia

04/06/2011 18h06

A seleção de Mano Menezes segue sem vitórias contra adversários do primeiro escalão do futebol internacional. Neste sábado, na partida que marcava a revanche da última Copa do Mundo, o Brasil ficou no 0 a 0 com a Holanda no estádio Serra Dourada, em Goiânia, em atuação de pouca criatividade que expôs a falta de conjunto do time em reta final de preparação para a Copa América.

Na expectativa por um espetáculo de Neymar, Robinho e companhia, a torcida goiana se mostrou impaciente com as dificuldades em campo e acabou frustrada. Por isso, as vaias marcaram o primeiro contato da seleção brasileira com o público do país desde que o técnico Mano Menezes assumiu o comando, no ano passado. "Eiro, eiro, eiro, devolve meu dinheiro", protestaram os torcedores. "Timinho, timinho", gritaram outros.

No primeiro tempo, a aposta de Mano no trio ofensivo com Robinho, Neymar e Fred não surtiu resultado. Os três não conseguiram boas ações coletivas no embate com a marcação. No meio, Ramires abusava da vontade e chegou a ser violento em alguns lances. Do lado contrário, a Holanda conseguia fazer valer o seu conjunto, responsável pela campanha de 100% de aproveitamento nas eliminatórias da Eurocopa.

Sem Sneijder, carrasco brasileiro na última Copa, coube a Affelay, do Barcelona, infernizar a marcação brasileira, protagonizando a maioria das tabelas de ataque dos visitantes. Robben abusou da individualidade e prejudicou alguns lances de contra-golpe.

Como o meio-campo liderado por Elano não conseguia inventar alternativas para furar a marcação holandesa, a torcida pediu a entrada do são-paulino Lucas ao fim da etapa inicial.

Cutucada pela torcida, a seleção voltou melhor no segundo tempo e em poucos minutos ameaçou a meta rival em mais de uma vez, sempre com Neymar envolvido. Mas a repetição de chances perdidas começava a irritar a torcida.

Somente a entrada de Lucas na vaga de Elano fez o público goiano jogar de novo ao lado da equipe. No entanto, animado com a chance, o são-paulino optou pela individualidade e pouco colaborou para a seleção, que ainda perdeu Ramires expulso no fim e completou 90 minutos de jogo em branco.

Desta forma, a seleção de Mano, que já havia perdido confrontos recentes contra Argentina e França, continua sem nenhuma vitória de expressão contra rivais da elite, pelo menos entre aqueles integrantes dos 20 primeiros colocados habituais do ranking da Fifa.

Após o empate sem gols com a Holanda, o Brasil volta a campo na terça-feira, para enfrentar a Romênia em São Paulo, no último teste antes da Copa América, em compromisso que também servirá para marcar a despedida oficial de Ronaldo dos campos. Imediatamente depois deste amistoso, o técnico Mano Menezes divulgará a lista de convocados para o torneio na Argentina.

 

O QUE MARCOU O JOGO

Baixinho nas tribunasGritos para NeymarDe Jong comportado
A presença do ex-jogador e agora deputado Romário nas tribunas do Serra Dourada agitou a torcida durante o 1º tempo. O herói do tetra foi saudado pelos torcedores com entusiasmo várias vezes.A cada vez que pegou na bola, o craque do Santos gerava uma barulhenta reação das arquibancadas, com a gritaria de suas jovens fãs. Em campo, o atacante infernizou o marcador holandês Van der Wiel pela esquerda.Detentor da fama de “jogador mais violento do mundo”, Nigel De Jong teve atuação das mais comportadas, sem nenhuma falta mais dura que lembrasse a voadora sobre o espanhol Xabi Alonso na final da última Copa.

 

CONFIRA OS PRINCIPAIS LANCES DA PARTIDA

PRIMEIRO TEMPO
SEGUNDO TEMPO
11min - IMPEDIDO! Neymar acha Robinho solto na direita, e o atacante do Milan serve Ramires, que empurra para as redes. No entanto, a arbitragem assinala impedimento e anula o gol brasileiro.1min - QUASE! Neymar recebe livre nas costas da zaga e tem chute parado por grande defesa de Krul, caído no chão.
20min - PÉ SALVADOR! A Holanda chega à área brasileira em um bom contra-ataque, tocando a bola e só não marcou porque Julio Cesar conseguiu parar com o pé a finalização de Affelay.4min - NEYMAR DE NOVO! Neymar é acionado na esquerda da área, abre espaço e bate cruzado. O goleiro holandês rebate mal, mas a defesa consegue afastar.
28min - JULIO CESAR! Affelay tabela com Van Persie e arrisca de fora da área, exigindo grande defesa de Julio Cesar.13min - SOBRE A LINHA! Robinho finaliza dentro da área, a bola passa por baixo de Krul e Pieters tira em cima da linha.
34min - POR POUCO! Ramires limpa a marcação na frente da área e bate forte de direita. No entanto, o chute passa à esquerda do gol de Krul.23min - KRUL OUTRA VEZ! Daniel Alves cruza da direita para o centro da área e Neymar bate para boa defesa de Krul no meio do gol.

FICHA TÉCNICA DO JOGO

BRASIL
Julio Cesar; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e André Santos (Adriano); Lucas Leiva (Sandro), Ramires, Elano (Lucas) e Robinho; (Elias), Neymar e Fred (Leandro Damião)
HOLANDA
Krul; Van der Wiel (Boulahrouz), Heitinga, Mathijsen e Pieters; De Jong (Maduro), Strootman (Schaars) e Affelay; Robben, Kuyt (Elia) e Van Persie (Huntelaar)
Cartões amarelos:
Daniel Alves, Lucas, Lúcio e Neymar (Brasil)
Van der Wiel e Heitinga (Holanda)
Cartão vermelho:
Ramires (Brasil)
Público e renda
36.449 torcedores e R$ 3.120.625,00