Topo

Cartola descarta anunciar reforços no "prazo" estipulado por Renato Gaúcho

Carmelito Bifano

Em Porto Alegre

22/06/2011 14h33

Na última terça-feira, o técnico Renato Gaúcho revelou em entrevista coletiva que passou para a direção do Grêmio uma lista com possíveis reforços para o elenco. Mesmo garantindo que não se tratava de um ultimato, o treinador declarou que espera por novidades até quinta-feira. Faltando um dia para o fim do "prazo", o assessor de futebol, César Cidade Dias, descartou anunciar contratações nas próximas horas e garantiu que não se sente pressionado pelo pedido. Após o treino, os dois se reuniram no gramado suplementar para uma conversa.

"Não temos discordância nenhuma, a gente trabalha com a ideia de duas ou três características que precisamos para compor o grupo. Nosso elenco é muito forte. Não é fácil trazer centroavante melhor que o André Lima, atacante melhor que o Miralles ou do que os meninos que estão subindo da categoria de base. Não tem como trazer um zagueiro melhor que o Mário Fernandes. Então, a situação é vasculhar o mercado, observar quem podemos trazer e que efetivamente vai resolver o problema ou fazer o grupo melhorar ainda mais. Não é simples ir ao mercado e contratar um jogador. Futebol se faz com tranquilidade, pois quem for contratado tem que resolver", afirmou.

Apesar de demonstrar estar desconfortável com os pedidos constantes do treinador por reforços, o cartola evitou polêmica e garantiu que o tema será discutido sem uma exposição pública do assunto. Cidade Dias mais uma vez garantiu que a direção segue buscando no mercado jogadores para agregar ao elenco, mas lembrou que o Grêmio não irá contratar jogadores além das possibilidades financeiras do clube. "O maior reforço que temos é o salário em dia e vamos cumprir isso até o final".

"Todos os dias a gente conversa. Ou no gramado, ou na sala do departamento de futebol ou no vestiário. A cobrança é diária. Não começou e nem vai terminar hoje. O Grêmio é um clube que precisa vencer sempre e quando as coisas não acontecem como planejamos, a ansiedade e a tensão aumentam. Não tem cobrança específica sobre nada porque todos trabalham olhando para o mesmo lado", declarou.

Até o momento, o Grêmio apresentou três reforços para a disputa do Campeonato Brasileiro: o volante Gilberto Silva, o atacante Miralles e o meia Marquinhos. O lateral Gabriel, que iria retornar para a Grécia após o término do contrato de empréstimo, também acertou a permanência e é considerada uma contratação pela direção gremista. Cañete, do Universidad Católica, não interessa ao clube, ao contrário, do que foi citado por um jornal chileno na última terça-feira.