Topo

Porto entra na briga por Danilo e oferece empréstimo de atacante Walter ao Santos

Revelado no Internacional, Walter foi vendido ao Porto por 6 milhões de euros  - Neco Varella/Freelancer
Revelado no Internacional, Walter foi vendido ao Porto por 6 milhões de euros Imagem: Neco Varella/Freelancer

João Henrique Marques

Em Santos (SP)

13/07/2011 12h13

O Porto disputa com o arqui-rival Benfica a contratação de Danilo. E o novo interessado tenta seduzir o Santos colocando o atacante Walter, ex-Internacional, na negociação. Os clubes portugueses tentam o acerto por intermédio do Grupo DIS, e já realizaram a oferta aos dirigentes alvinegros

SANTOS NA PRESSA POR CLEITON XAVIER

  • O Santos teme ver o planejamento para a sequência do ano ser estragado em agosto. No período, o alvinegro não vai poder seguir em busca de reforços vindos do exterior, e ainda vai sofrer com o assédio constante de clubes europeus.

    O período de inscrições para jogadores vindos do exterior termina no próximo dia 20. Por isso, a correria nos bastidores é grande para viabilizar as contratações de Ibson e Cleiton Xavier.

A proposta do Benfica é de 10 milhões de euros (cerca de R$ 22,2 milhões). O Porto está disposto a igualar a oferta, e ceder Walter por empréstimo de um ano. Em julho passado, o atacante foi vendido pelo Internacional por 6 milhões de euros.

O problema para o Porto é que a estratégia de seduzir o Santos já foi utilizada pelo Benfica. O rival emprestou o atacante Alan Kardec até o fim da Libertadores 2012. O alvinegro garante que a negociação não é ‘casada’ com Danilo.

Com proposta de 10 milhões de euros, a permanência de Danilo no Santos é improvável. A situação chegou a esse ponto por conta de uma cláusula no contrato.

O jogador foi colocado gratuitamente no clube pelo DIS, que ainda cedeu 37,5% dos direitos ao Santos. No entanto, um dos artigos do vínculo cita que o alvinegro é obrigado a cobrir a parte correspondente aos investidores em caso de uma proposta acima dos 6,6 milhões de euros.

Como a nova oferta é de 10 milhões de euros, o valor proporcional aos 37,5% dos direitos econômicos é de 3,75 milhões de euros.

A DIS ainda detém 37,5% dos direitos do jogador. Os outros 25% são do América-MG, o clube formador. Os investidores não acreditam que o Santos seja capaz de segurar Danilo.