Topo

Uruguai é mais time que Brasil, mas não pode ser copiado, diz Mano Menezes

Imagem de Lugano, capitão e um dos símbolos do Uruguai, levantando a taça da Copa  - EFE/Leo La Valle
Imagem de Lugano, capitão e um dos símbolos do Uruguai, levantando a taça da Copa Imagem: EFE/Leo La Valle

Do UOL Esporte

Em São Paulo

25/07/2011 11h29

Mano Menezes fez o esperado e reconheceu os méritos do Uruguai na conquista da Copa América, colocando o time celeste inclusive acima do Brasil. Para o técnico da seleção brasileira, no entanto, o estilo e as características de Lugano, Forlán e companhia não devem servir de parâmetro.

“O Uruguai tem um time e nós estamos construindo um time. Agora, sobre a questão da raça. O Uruguai nunca jogou como o Brasil e o Brasil nunca jogou como o Uruguai. A pior coisa que existe é você querer ser o que não pode ser simplesmente porque do lado alguém foi campeão de maneira diferente”, disse Mano Menezes, em entrevista coletiva.

As comparações entre as duas seleções se tornaram constantes desde a eliminação do Brasil diante do Paraguai, nos pênaltis. Alguns críticos do time de Mano e torcedores pela internet apontaram a entrega e o comprometimento do Uruguai como características a serem copiadas pelo time verde-amarelo.

A cobrança atual é diferente daquele que cercou Mano Menezes há um ano, quando ele assumiu a seleção. Na época, logo após o fracasso da comprometida e defensiva era Dunga na Copa do Mundo, os pedidos eram por futebol-arte e pela ofensividade.

Como não encantou e nem ganhou a Copa América, Mano Menezes passou a sofrer críticas mais duras, com alguns pedindo até a sua demissão. Além de rechaçar copiar o Uruguai, o técnico pede paciência.

“Temos que percorrer um caminho que o Uruguai já percorreu. Não pode ter esse terrorismo a cada derrota. Tem de ter tranquilidade até para que se possa correr mais riscos e atingir o futebol que vocês [da imprensa] e a torcida querem ver”, disse Mano Menezes.
 

VEJA A LISTA DOS CONVOCADOS DE MANO MENEZES

GOLEIROS
Júlio César (Inter de Milão)
Víctor (Grêmio)

LATERAIS
Daniel Alves (Barcelona)
André Santos (Fenerbahce)
Maicon (Inter de Milão)
ZAGUEIROS
Thiago Silva (Milan)
Lúcio (Inter de Milão)
David Luiz (Chelsea)
Dedé (Vasco)
 
VOLANTES
Lucas Leiva (Liverpool)
Elias (Atlético de Madri)
Ramires (Chelsea)
Luiz Gustavo (Bayern)
Ralf (Corinthians)
MEIAS
Ganso (Santos)
R. Augusto (Bayer Leverkusen)
Fernandinho (Shakhtar)
Lucas (São Paulo)
ATACANTES
Neymar (Santos)
A. Pato (Milan)
Robinho (Milan)
Fred (Fluminense)
Jonas (Valencia)