Topo

Mano prestigia meninos e desagrada o Santos em 1ª lista após fiasco na Copa América

Neymar e Ganso, criticados após a Copa América, seguem em alta com o técnico Mano  - AP Photo/Ricardo Mazalan
Neymar e Ganso, criticados após a Copa América, seguem em alta com o técnico Mano Imagem: AP Photo/Ricardo Mazalan

Do UOL Esporte

Em São Paulo

25/07/2011 10h11

O técnico Mano Menezes anunciou nesta segunda-feira a lista de convocados para o amistoso contra a Alemanha, no próximo dia 10 de agosto em Stuttgart, no primeiro compromisso após o fracasso na Copa América. O comandante manteve a base do grupo que disputou o torneio na Argentina.

Desta forma, Mano indica gesto de apoio as suas jovens estrelas como Neymar e Paulo Henrique Ganso, criticadas após o insucesso brasileiro na Copa América.

Com a dupla de santistas mais uma vez convocada, o técnico da seleção ainda ignora o pedido do técnico Muricy Ramalho de ter seus jogadores preservados para o Campeonato Brasileiro. "Os outros que resolvam os seus problemas. Ninguém resolve os meus", disse Mano sobre o aproveitamento dos santistas e a ausência de Elano.

Na lista divulgada nesta segunda em um hotel do Rio, Mano ainda apresenta seis novidades que não estiveram na Copa América, como o zagueiro Dedé, do Vasco, o atacante Jonas, do Valencia, o volante Ralf, do Corinthians e os meias Fernandinho (Shakhtar), Renato Augusto (Bayer Leverkusen) e Luiz Gustavo (Bayern de Munique).

"Na convocação do Jonas, entendo que devemos melhorar a aproximação com o homem final. Quero um homem que tenha capacidade de jogar central, mas que não jogue enfiado entre os zagueiros", afirmou o treinador em entrevista coletiva nesta segunda-feira.

OPINIÃO DO BLOGUEIRO

Veja as notas de Juca Kfouri para os convocados

Na Copa América da Argentina, a seleção de Mano Menezes foi eliminada nas quartas de final, com revés nos pênaltis diante do Paraguai, depois de empate sem gols. Na fase de grupos, o Brasil havia empatado duas vezes e vencido apenas o Equador.

Na eliminação diante dos paraguaios, a seleção desperdiçou suas quatro cobranças de pênaltis, com Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred. Destes nomes, apenas Elano ficou de fora do amistoso com a Alemanha em Stuttgart.

No balanço de 2011, o time de Mano Menezes apresenta uma derrota (amistoso com a França), quatro empates e três vitórias.

Depois da Alemanha, a seleção tem programado compromissos amistosos contra a Argentina (dias 14 e 28 de setembro) e diante do México (11 de outubro).

VEJA A LISTA DOS CONVOCADOS DE MANO MENEZES

GOLEIROS
Júlio César (Inter de Milão)
Víctor (Grêmio)

LATERAIS
Daniel Alves (Barcelona)
André Santos (Fenerbahce)
Maicon (Inter de Milão)
ZAGUEIROS
Thiago Silva (Milan)
Lúcio (Inter de Milão)
David Luiz (Chelsea)
Dedé (Vasco)
 
VOLANTES
Lucas Leiva (Liverpool)
Elias (Atlético de Madri)
Ramires (Chelsea)
Luiz Gustavo (Bayern)
Ralf (Corinthians)
MEIAS
Ganso (Santos)
R. Augusto (Bayer Leverkusen)
Fernandinho (Shakhtar)
Lucas (São Paulo)
ATACANTES
Neymar (Santos)
A. Pato (Milan)
Robinho (Milan)
Fred (Fluminense)
Jonas (Valencia)