• ENTRE
Topo

Aposentado há 6 meses, Ronaldo segue forte e fatura com Fla e Corinthians

Forte nos bastidores, Ronaldo passou a faturar com marketing esportivo - Ricardo Moraes/Reuters
Forte nos bastidores, Ronaldo passou a faturar com marketing esportivo Imagem: Ricardo Moraes/Reuters

Carlos Padeiro

Em São Paulo

14/08/2011 07h00

Há exatos seis meses, o futebol brasileiro viveu um dia histórico. Ronaldo, maior artilheiro em Copas do Mundo (com 15 gols), anunciou a sua aposentadoria diante de centenas de jornalistas, no CT Joaquim Grava.

Neste período fora dos gramados, o Fenômeno investiu nos bastidores e continuou parceiro do Corinthians. Além disso, se aproximou do Flamengo neste mês, já que a sua agência de marketing, a 9ine, intermediou a negociação para o novo patrocínio da equipe carioca.

No Parque São Jorge, o contrato de Ronaldo como jogador foi rescindido, e ele não recebe mais por isso. Entretanto, segue como garoto-propaganda da Hypermarcas, principal patrocinador do clube alvinegro. Dessa forma, abocanha parte do valor milionário a que o Corinthians tem direito por exibir as marcas da empresa em seu uniforme.

O acordo foi selado em 2009 e modificado no ínicio de 2010, quando Ronaldo fazia parte do elenco. A presença do Fenômeno no Parque São Jorge foi essencial para elevar as cifras quando os documentos foram assinados.

Segundo a diretoria do Corinthians, não houve modificação nos contratos de marketing após o craque pendurar as chuteiras. Portanto, ele receberá até dezembro de 2011, quando expira o documento. Até lá, a Hypermarcas utiliza a imagem do ex-jogador para divulgar seus produtos.

Conselheiros do clube ainda questionam da diretoria essa relação financeira depois que o antigo camisa 9 deixou de ser atleta. 

Ainda nos bastidores, Ronaldo passou a conversar com jogadores para reforçar o time do presidente Andres Sanchez. Partiu dele a iniciativa de contratar Adriano. Seedorf, seu amigo dos tempos de Milan, também recebeu o convite, porém não aceitou.

Dinheiro do Flamengo

A torcida do Fla não perdoa Ronaldo por ele ter escolhido o Corinthians no final de 2008, quando treinava na Gávea e existia a possibilidade de reforçar o time rubro-negro.

Nos negócios, porém, o relacionamento estremecido não foi levado em conta. Na última sexta-feira, a presidente Patricia Amorim apresentou a Procter & Gamble como patrocinador até o fim da temporada, graças à agência do Fenômeno.

A empresa das marcas Gillette e Duracell ofereceu R$ 6,5 milhões pelo contrato, sendo que R$ 5,6 milhões ficarão com o Flamengo. O restante é a comissão da 9ine.

Gabriela Onofre, diretora de comunicação da Procter & Gamble, explicou a participação. “O Ronaldo hoje dirige a 9ine, a nossa agência. Ele conhece esse mundo do esporte e temos uma relação de confiança. Estamos aqui hoje por causa disso. Ele nos apresentou. Todo namoro tem alguém que precisa apresentar. Esse foi o papel dele.”

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.


publicidade